O croata Luka Modric conquistou a Bola de Ouro-2018, na segunda-feira (3), encerrando a hegemonia de 10 anos do português Cristiano Ronaldo e do argentino Lionel Messi no prestigioso prêmio de melhor jogador do ano, entregue pela revista France Football. O meia era o favorito para conquistar o troféu, depois de vencer o tricampeonato da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e liderar a Croácia ao inédito vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia. CR7 e o francês Antoine Griezmann completaram o pódio, respectivamente na segunda e terceira colocações. O jovem francês Kylian Mbappé ficou na quarta posição, mas levou o prêmio Kopa de melhor jogador sub-21. Modric já tinha vencido o prêmio “The Best Fifa” e o de melhor jogador da temporada europeia, entregue pela Uefa. Agora o crota acrescenta a seu hall de troféus a prestigiosa Bola de Ouro, decidida pelo voto de 180 jornalistas internacionais.
A condecoração do ano de Modric encerrou o domínio de Ronaldo e Messi nos últimos 10 anos, com cinco prêmios para cada. Foi a primeira vez desde 2007 que Messi ficou de fora do pódio da premiação, enquanto o craque brasileiro Neymar deixou o Top-10 pela primeira vez desde 2013. O atacante do Paris Saint-Germain ficou na 12ª colocação, após desempenho decepcionante na Copa do Mundo e por ter perdido boa parte da temporada com lesão no pé direito. O PSG caiu nas oitavas de final da Champions em atuação aquém do esperado. Os brasileiros Roberto Firmino (Liverpool), Marcelo (Real Madrid) e Alisson Becker (Roma/Liverpool) ficaram respectivamente na 19ª, 22ª e 25ª colocações.
Nos outros prêmios da noite, a jogadora norueguesa Ada Hegerberg ganhou a primeira Bola de Ouro feminina na história do prestigioso troféu. A atacante de 23 anos do Lyon venceu a Liga dos Campeões feminina e a Liga francesa. A brasileira Marta, seis vezes vencedora do prêmio de melhor jogadora da Fifa, inclusive o da atual temporada, foi uma das concorrentes.
Classificação final da Bola de Ouro:
CP