O diretor de Emergências de Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mike Ryan, falou nesta semana, que o novo coronavírus pode se tornar endêmico e, portanto “nunca ir embora”. Tornar-se uma doença endêmica significa que a covid-19 pode ser mais uma das enfermidades que acometem a população e nunca desaparecem totalmente, como acontece com a gripe, o sarampo e até mesmo o hiv, causador da aids. Trata-se de uma situação diferente da gripe espanhola, que nunca mais se repetiu após ter causado uma pandemia no início do século 20. Ryan disse, ainda, que é difícil projetar quanto tempo o novo coronavírus vai permanecer na sua atual circulação, já que estudos apontam que a porcentagem da população que se infectou ainda é relativamente baixa. Uma doença pode ser classificada das seguintes formas:
Surto: Ocorre quando há um aumento repentino no número de casos de uma doença em uma região específica.
Epidemia: Caracterizada pelo surgimento de surtos em diversas regiões. Sejam diversos bairros em um município, diversas cidades em um estado ou muitos estados de um país.
Pandemia: Quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta, e é encontrada em continentes distintos, a situação passa a ser considerada uma pandemia.
Endemia: Não leva em conta o número de casos, mas, sim, a frequência ao longo do tempo. Uma doença é considerada endêmica quando ocorre por um período estendido em um mesmo local, podendo ser sazonal ou não. No Brasil, a febre amarela é considerada endêmica na região Norte, já a dengue é considerada endêmica em certos períodos do ano.
R7