As eleições de 2020 serão um pouco diferentes. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, o pleito, que geralmente ocorre em outubro, foi adiado e será realizado em 15 de novembro. Neste ano, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. As convenções partidárias para a escolha de candidatos serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro e o prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é 26 de setembro.
O Movimento Democrático Brasileiro apresenta como pré-candidato Adenilso Biasus. Ex-vereador e ex-secretário de estado, no último pleito foi derrotado por uma diferença de 21 votos para o atual Prefeito Avelino Menegolla. Biasus conta com o reforço do atual vice-prefeito Ivan Marques que estava ao lado de Menegolla no PSD e migrou de sigla neste ano, devendo o próprio Ivan ser um dos candidatos a vereador pelo MDB.
O Partido Progressista já apresento suas armas. Arnaldo Lovatel, Presidente da Câmara de Vereadores já se apresentou como pré-candidato e já afirmou o PP estará presente nesta eleição, seja de chapa pura ou para compor como vice, todavia, se descarta o PP estar apenas como mero figurante.
“Com a máquina na mão”, o Partido da Social Democracia, conta a experiência do atual Prefeito Avelino Menegolla que está em sua terceira gestão à frente do executivo e também do ex-prefeito Ademir Gasparini (Miri) correndo por fora e com o nome a disposição do partido.
O Partido Social Liberal, apesar do desgaste estadual conta com a força popular de Wilson Martins dos Santos. O ex-tucano vem trabalhando seu nome ao longo dos últimos quatro anos e aposta no trabalho de oposição realizado em prol da comunidade para ter a aprovação nas urnas.
O Partido Liberal, talvez seja a sigla que mais recebeu reforços para o pleito, no entanto ainda os rumos são incertos. Liderados pelo ex-vice-prefeito Leandro Vigo, o que se tem ventilado é o nome do próprio presidente municipal ou do vereador e ex-emedebista Vilson Piccoli, seja para uma possível chapa pura com apoio de outros partidos (como PDT, DEM e PTB). Quem também está na sigla é a família Callfass que traz o nome da ex-secretária de saúde Iara Callfass (ex-PSDB) e o advogado e empresário Maicon Imbes (ex-MDB).
Os tucanos da campina ao contrário do que se ventilou nos bastidores, apostam da renovação, e ela vem com sobrenome de peso, Bortoluzzi. Não se trata do ex-prefeito Bruno, mas sim de seu primo, o jovem empresário Elias Bortoluzzi, cogitado por alguns para compor como vice ao lado de Biasus (MDB). Em nível estadual, os tucanos receberam em seu ninho o também xanxerense Gelson Merisio, mas a quem diga que ele não deverá interferir nas eleições da campina.
O Partido dos Trabalhadores, busca quebrar alguns paradigmas existentes no cenário político de Xanxerê. Com dois representantes no legislativo, o PT aposta na dobradinha de Adriano de Martini e Lenoir Tiecher, para atrair os votos do eleitorado xanxerense.
Recentemente criado em Xanxerê, o PODEMOS acredita na renovação total da política e aposta em nomes de pessoas e lideranças que nunca tiveram qualquer envolvimento no cenário político, e para isso, apresenta os nomes do empresário Édson Marcio e do policial militar e instrutor do Proerd Féo. Sem amarras ou acordos previamente firmados, o PODEMOS pretende ser a opção da mudança e efetiva renovação.
Quem também já arregaçou suas mangas e apresento nomes a comunidade foi o Partido Social Cristão, que indica os nomes de Renato Muniz e Valdemar Garghetti. A aposta do partido é a forte ligação de Muniz com o público e eleitor evangélico da campina.
Muitos são os nomes que despontam, mas ainda nenhuma aliança efetiva foi firmada e apresentada à população. E isso só deverá ser definido aos “45 do segundo tempo”. E apesar da pandemia, reuniões e encontros têm ocorrido para debater quais serão os rumos que cada sigla partidária estará tomando. Essa tende a ser uma das eleições mais abertas e acirradas da história de Xanxerê, tendo em vista o grande número de nomes que se apresentam, cada um buscando o seu espaço.