O conceito de certo e errado vai depender de como você foi educado e do que seus pais acreditavam que era saudável. Cada indivíduo possui singularidades e enxerga o relacionamento amoroso de uma forma diferente, por isso, dizer que isso é certo e aquilo é errado vai depender da percepção de cada um.
Quando você decide dividir o mesmo teto com outra pessoa, é indispensável ter claro o que é aceitável para você. Ter isso bem definido diminui o conflito no relacionamento, pois assim, cada um saberá o limite do outro. É fundamental que o casal tenha isso muito claro, por exemplo, saber o que magoa o outro, saber do que o outro gosta. Pode parecer besteira para alguns, mas se você colocar isso tudo em prática, a relação será mais saudável e aproximará ainda mais o casal.
Nas páginas da internet vemos inúmeras dicas de como ter um relacionamento saudável, frases que são até clichês, mas tudo isso não resolverá se você não souber o que é saudável para si mesmo. Apesar das diferenças de cada um, o relacionamento deve ser amoroso e respeitoso. É o respeito que move tudo, sem respeito não há amor e sem amor não há relacionamento saudável. Portanto, a conexão só será saudável se você compreender os seus limites e colocar em prática aquela velha frase: “não faça para o outro o que você não gostaria que fizessem a você”.
Denise Panisson
Psicóloga Clínica e Orientadora Parental
Atendimento on-line e presencial
CRP 12/22432
Contato (49) 99809-3303