A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, está desenvolvendo a oficina fitoterapêutica com mulheres e homens que fazem parte do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência da Assistência Social do bairro Sufiatti.
O objetivo do trabalho é ensinar e orientar um grupo de usuários quanto ao uso e o cultivo destas plantas por meio da construção de uma horta, oportunizando assistência e apoio farmacológico. “Muitas destas mulheres não possuem condições de comprar medicamentos necessários quando precisam e sabendo utilizar os fitoterápicos poderão usá-los como apoio em tratamentos”, destaca a secretária de Assistência Social Luciana Contini.
O trabalho será realizado em várias etapas, iniciando com oficinas e palestras, para passar as informações estudadas e o uso correto das plantas. Depois disso, será feito um estudo de plantas utilizadas pela população local no intuito de entender por que utilizam e se o modo como já é utilizado realmente tem ação benéfica.
De acordo com Luciana, após esse primeiro momento, serão adquiridas diversas mudas das plantas fitoterápicas junto ao grupo para montar uma horta para cultivo destas plantas. “É muito importante que tenhamos orientação sobre as plantas medicinais, pois na fitoterapia, há algumas contraindicações, como efeitos colaterais. Por outro lado, se usarmos as plantas de forma correta, ganhamos saúde, qualidade de vida e bem-estar”.