A Central de Emergência da Polícia Militar (PM) de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, registrou mais de 38 mil ligações no número 190 apenas neste ano.
Conforme a PM, do dia 1º de janeiro até esta terça-feira, dia 23, a guarnição atendeu 38.570 ligações no município, uma média de 164 ligações por dia. O canal funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem interrupções, atendendo cidadãos de qualquer localidade de Caçador que estejam precisando de ajuda.
Pensando em aprimorar o serviço para a população, um treinamento foi ministrado pelos Sargentos Giuliano e Miola, aos policiais que atuam como despachantes da Central. A capacitação tratou sobre diversos temas, como Rede de Vizinhos, denúncias, ocorrências de furto de veículo e medidas protetivas.
Outro assunto debatido foi a banalização do número 190. O capitão Célio Vieira de Alvarenga, comandante da companhia de Caçador, ressalta que a população deve acionar a PM somente em casos de real necessidade.
“Às vezes ligam no 190 pedindo a hora, passando trote ou simplesmente pedindo uma informação dispensável. Tudo isso ocupa tempo dos policiais da Central de Emergência que poderiam estar atendendo uma situação mais grave, como um roubo. Pedimos que acionem o 190 somente para relatar algum crime ou emergência ou ainda para denunciar alguma situação suspeita”, salienta.
Orientações
Ao ligar no 190, o cidadão deve ser breve e relatar as informações principais com calma e clareza, repassando ao policial qual é a emergência, a localização, características do autor ou do veículo e outros dados relevantes.
Após o primeiro contato, o policial fará uma breve filtragem dos relatos e irá avaliar as situações que precisam de pronta intervenção. A ocorrência então é despachada para a guarnição mais próxima para atender o cidadão.