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24/04/2020 às 09:42
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Cartórios retomam atendimento presencial com agendamento e cuidados de prevenção ao coronavírus

Chapecó

Álcool em gel disponibilizado em vários locais do cartório para facilitar o acesso aos servidores e visitantes quando entram e saem do ambiente. Máscaras no rosto também passaram a fazer parte do cenário. Para cumprir a recomendação das autoridades de saúde de manter distanciamento de dois metros, o número de guichê foi reduzido. As unidades que não possuíam, receberam a instalação de vidros-barreira entre as cabines. O agendamento prevê tempo extra entre um atendimento e outro para higienizar o local utilizado. A quantidade de pessoas dentro do cartório é controlada. O serviço é prestado exclusivamente ao usuário que não deve levar acompanhante. Essa é a nova rotina nos cartórios extrajudiciais em Santa Catarina. A agenda é seguida na parte da manhã quando também são feitos os atendimentos virtuais. À tarde, o atendimento é feito por ordem de chegada. Caso seja necessário, uma fila é organizada do lado de fora, com distanciamento adequado entre as pessoas. Idosos têm preferência. Mesmo com atendimento presencial, seguindo as medidas preventivas à Covid-19, os cartórios mantêm todos os serviços online disponíveis aos usuários. De acordo com o escrevente substituto do 1º Tabelionato de Chapecó, Emerson Kusma Renz, toda demanda relativa a protestos pode ser resolvida por telefone, email ou WhatsApp. No Tabelionato de Notas, a realização de atos por videoconferência está sendo preparada, o que deve beneficiar também o reconhecimento de firma que responde por quase todo serviço prestado presencialmente. O 1º Ofício do Registro de Imóveis continua desempenhando função social relevante nos diversos procedimentos de regularização fundiária levados a registro, trabalho já reconhecido por autoridades, entidades de classe e usuários do serviço. O atendimento presencial acontece apenas à tarde por ordem de chegada. O distanciamento entre as pessoas foi garantido com adaptações no mobiliário. O uso de máscaras é obrigatório e a higienização com álcool é realizada na entrada e na saída do cartório. Por telefone, email e WhatsApp também é possível ser atendido. O horário de funcionamento de todos os cartórios extrajudiciais do TJSC está disponível no link http://cgjweb.tjsc.jus.br/cadastro/consultaPublica.action.​

(TJSC)

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