Iniciou nesta segunda-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Influenza no município de Ipuaçu. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas são os primeiros grupos prioritários contemplados com a vacina. A imunização seguirá até 09 de julho e contará com um cronograma de vacinação incluindo as comunidades. Na Unidade de Saúde do centro, a vacina acontece das 08h às 11h todos os dias. A campanha será dividida em três etapas nesta primeira etapa que iniciou dia 12 e segue até 10 de maio, estão inclusos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde do município, não há doses suficientes para vacinar a população indígena e os profissionais da saúde neste momento, portanto foi optado por priorizar as crianças, gestantes e puérperas, haja vista que em relação a vacina da Covid-19, os indígenas e profissionais da saúde foram os primeiros beneficiados. Na segunda etapa que inicia no dia 11 de maio e se estende até 08 de junho, estão incluídos: idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas; E na terceira etapa que tem início no dia 09 de junho até 09 de julho, estão inclusos: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Para atingir um maior público de vacinação e também para facilitar a campanha, a Secretaria de Saúde organizou um roteiro que inclui as comunidades do interior.
O imunizante contra a gripe protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. A vacina tem por objetivo reduzir os sintomas graves da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. E, em meio à pandemia do coronavírus, a vacinação tem papel importante para evitar ainda mais hospitalizações. Neste ano, também não haverá uma data específica para a realização do Dia D, mobilização nacional para a vacinação.