O ano de 2023 nem bem começou, e os pedidos de autorização para pagamento de despesas (diárias) de viagens já começaram. Ainda na sessão da quarta-feira (8), o vereador Serginho Nunes já apresentou seu pedido de diária para viajar à Florianópolis na próxima semana. O que chama a atenção, é que Serginho desde que assumiu como vereador nunca fez uma viagem sozinho!
No primeiro ano, enquanto presidente, sempre viajou acompanhado do “Mestre dos Magos” que estava ali como Chefe de Gabinete. Durante a presidência de Sidão, Serginho seguia viajando acompanhado pelo Mestre, que então havia mudado de função, passando a atuar como “Assessor de Imprensa”. Neste terceiro ano da atual legislatura, o Mestre segue na Assessoria de Imprensa da casa legislativa e acompanhando o vereador Sem Partido em todas as suas viagens.
Chama a atenção que nos anos que se passaram, o Mestre dos Magos, foi o que mais viajou e mais recebeu diárias, superando todos os vereadores e seus respectivos assessores diretos.
Outro fato que chama a atenção ao analisar as diárias pagas pelo legislativo xanxerense, é que o assessor direto do vereador Serginho, até hoje não fez nenhuma viagem. Estaria ele lá apenas para receber salário? Ou atuando em total desvio de função?
E a assessoria da casa legislativa, o que ou qual o motivo de ter tantas viagens a serem feitas? Ah quem diga que é saudade da comida e pernoite na casa da sogra, para não falar das farras e festas!
Ao ver os pedidos de viagens de vereador e assessor de imprensa, o Pe Louro foi em busca de averiguar os valores de cada diária recebida. Durante as buscas e levantamento de tais informações, ficou constatado que o Vereador Altair Rosatto (Dentinho), que no ano passado apresentou projeto propondo a redução dos valores das diárias, retirou o mesmo de pauta e literalmente engavetou o projeto que pelo que dizem, nem as amarelinhas da prefeitura irão encontrar mesmo cavando fundo!
Em contato com lideranças liberais o Pe Louro conseguiu confirmar que a viagem do vereador Serginho Nunes na próxima semana terá como objetivo sua filiação no PL. O parlamentar xanxerense será acompanhado pelo seu fiel Mestre dos Magos e do pretenso candidato a assumir a Secretaria do Oeste e ex-vereador, Wilson Martins dos Santos.
Vira e mexe o atual presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Oliveira (Sem Partido), tem dado o ar das graças pilchado pelos corredores da Câmara e até mesmo nas sessões. A bota, bombacha, lenço sempre são trocados, já o que ele não consegue deixar em casa é as esporas! Afinal de contas, quem o vê discursar, além de encontrar sérias dificuldades para compreender o que os múrmuros querem dizer, consegue claramente ver que para ele nada nunca está bom. Cada dia, cada sessão é uma nova reclamação!
Por falar em reclamação, quem já está sentindo na pele a sua falta de brilho e sem nenhum tipo de holofote recebido por parte da imprensa local, é o próprio Cabo Oliveira, que assumiu a presidência do legislativo sem nenhum espaço lhe sendo concedido para entrevistas nos órgãos de imprensa. Pelos corredores, tem aqueles que dizem já terem agendado a consulta e cirurgia com Dr Filappi, mas ainda ninguém sabe ao certo o dia que irá nascer o “Rei que ele carrega na barriga”.
Logo após a eleição da mesa diretora para o biênio 23/24, ocorreu também a nova composição das comissões por parte dos vereadores. Que a bancada da situação ao Prefeito Oscar Martarello optou em ficar de fora de todas as comissões, deixando o legado aos vereadores bolsonaristas e petistas que se aliaram para compor a chapa vencedora da eleição isso todo mundo já sabe! Tanto que até os próprios vereadores bolsonaristas (Dentinho, Serginho e Cabo Oliveira) tentaram e tentaram de todas as formas remendar o acordão feito, mas cada tentativa deixou as coisas ainda mais “feias”.
A bancada petista (Alessandro e Sidão) também tentou apresentar algumas alegações esfarrapadas, mas nada justificou o injustificável, união entre bolsonaristas e petistas!
Agora o que ninguém sabe ou ninguém comentou é que da forma como ficou composta as comissões, todos os pareceres sobre projetos de lei que forem feitos irão conter vício de materialidade, isto pois tem comissões com apenas dois membros.
Para evitar isso, antes que dê entrada o primeiro projeto e o rolo fique ainda maior, todas as comissões deverão ser compostas novamente, cabendo ao PT e MDB que possuem a maior bancada, realizar a indicação de pelo menos um membro nas comissões.
Contudo, cabe destacar que pelo regimento interno da Câmara de Vereadores de Xanxerê, não é obrigatório a participação ou indicação de membros nas comissões, mesmo o partido tendo a maior bancada ou representatividade em número de vereadores eleitos.
Em resumo, se a bancada do governo municipal que é composta pelo MDB, PP e Republicanos, novamente se abster, quem terá que obrigatoriamente assumir a bronca será o PT, para poder assim manter o acordo e dar sustentabilidade na presidência de Cabo Oliveira.