Vivemos numa sociedade que precisamos de mais Rafas, Carolines, Claudios, Marias, Pedros, Anas, entre outros. Homens e mulheres que diante de um problema que afeta todo um bairro, não mede esforços para buscar soluções.
Nesta semana, cansados de uma média de três roubos por dia, após ganharem forças com a criação de um grupo de Whastapp, moradores do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Xanxerê, conseguiram mover montanhas em busca de alternativas para o problema do bairro.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Pessoas comuns, trabalhadores e trabalhadoras, donas de casa, mães e pais de família que estão sendo surrupiados todos os dias por pessoas que eles até sabem quem são, conseguiram chamar prefeito, vice, promotoria, polícia militar e civil para ouvir os anseios da comunidade.
Com um centro comunitário cheio de gente afim de fazer a justiça com as próprias mãos, se buscou acalmar os ânimos, e encontrar meios de diminuir a criminalidade naquela localidade.
Se percebeu que não é fácil ter segurança diante de tantas leis brandas; que sem presídio maior não adianta prender o bandido; que câmera de segurança e iluminação de qualidade nas ruas não assustam mais os malandros; e que é necessário investir muito para evitar que a marginalidade se crie e procrie na cidade.
Percebemos autoridades com vontade de ajudar, mas de mãos atadas para uma solução imediata. Vimos que cidadão de bem, será sempre cidadão de bem, mesmo querendo o pior para aquele que invadiu sua casa ou empresa.
A mobilização mostrou que os moradores tem força, que sozinhos já tinham feito bastante e que se forem notados e tiverem ajuda das forças policiais, tão breve se acalme os furtos no bairro.
Vimos que pessoas comuns podem fazer toda a diferença, mesmo que não tenham o poder de prender ou fazer os ladrões sumirem, mas que a união sempre será o grande diferencial para uma sociedade mais justa.