Os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida estiveram participando de oficinas no Laboratório Maker do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Xanxerê.
Uma das oficinas realizadas foi sobre impressora 3D, buscando relacionar os conteúdos ensinados no ambiente escolar com a realidade vivida pelos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências, autoconsciência, autonomia e criticidade.
A outra oficina envolveu a criação de um semáforo utilizando o Arduino, uma plataforma eletrônica de prototipagem. Os avanços dos meios tecnológicos e as dificuldades encontradas pelos educadores em atrelar a tecnologia com o ensino formal fazem surgir diversos métodos de ensino que buscam envolver a tecnologia com a educação, mas o maior desafio está em qual método usar, quais as circunstâncias e quais tecnologias.
A automação, a eletrônica ou a robótica educacional proporcionam uma vasta diversidade e multidisciplinaridade, pois, além de empregar múltiplas áreas de ensino, também propõem ao aluno a ludicidade mediante a prática empregada de assuntos considerados complexos.
A diretora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Deonilde Balduíno, destaca que as oficinas têm o intuito de preparar os alunos para o Novo Ensino Médio e para o mercado de trabalho, visto que são tecnologias que estão vindo com força nos dias atuais e necessitam de pessoas qualificadas para lidar com tais instrumentos. “Estas vivências oportunizadas aos alunos, se revestem de extrema importância, motivando e incentivando os mesmos a prospectarem possibilidades de formação condizentes com o mercado de trabalho futuro”.