Prefeitura de Xanxerê 226480
11/06/2024 às 10:49
Visualizações: 13365

Alianças ou balões de ensaio? As movimentações partidárias começam a ganhar corpo na região

Morde & Assopra
Por: Flavio Carvalho
Restaurante Gostinho Caseiro 216141

À medida que o tempo vai passando as movimentações politicas começam a se intensificar no cenário politico regional. Isso tudo com olhos lá nas eleições que se aproximam.

Estas movimentações fizeram com que muitos pretensos candidatos ao pleito desse ano, deixassem seus cargos comissionados para poder estarem aptos a concorrer seja a uma vaga no legislativo, bem como executivo.

Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Algumas destas tomadas de decisões também fizeram com que ocorressem mudanças de posturas partidárias. Agremiações ou siglas que estavam em lados opostos, em muitos municípios começam a se ensaiar uma possível aliança. Resta saber se tais reuniões e namoro irá resultar em casamento efetivamente, ou se tudo não passa de um belo balão de ensaio, para que possam “sentir o termômetro” do eleitorado.

Cavalo paraguaio

O que se sabe bem, é que tradicionalmente sempre se vê muito “cavalo paraguaio” correndo em épocas de campanha. Onde estes pretensos candidatos se lançam por vezes até mesmo antes da hora, e na parte derradeira acabam perdendo força e fôlego para seguir no páreo.

Marció se descompatibiliza de cargos

Ainda no final do mês de maio, o empresário xanxerense Édson Marció, buscou sua descompatibilização dos cargos que ocupava frente a FECOMÉRCIO, SIVAGAI, SINCOVAR e CONSEG. Tudo para estar apto a poder concorrer mais uma vez a Prefeito em Xanxerê. Ao que tudo indica, desta vez, Marció (PSD) estará caminhado lado-a-lado do vereador Evandro Berto (PP), que mudou de lado após ter estado por três anos junto ao Prefeito Oscar Martarello (PL).

MDB e PP juntos em Bom Jesus?

Depois de quase uma década, ao que nos parece MDB e PP, enfim poderão novamente estar juntos no pleito deste ano na pequena e pacata cidade de Bom Jesus. Por lá, os progressistas que faziam parte da base do Governo Municipal, assim como ocorreu em Xanxerê mudou de lado, e pode estar sacramentando a candidatura ao lado dos pés vermelho.

Embora ainda não haja portas fechadas, existe a forte possibilidade do cerealista Dago Brandalise ser o nome a encabeçar a chapa do lado dos progressistas, enquanto que o MDB ainda busca sua definição e consenso entre três nomes: Rafael Baretta, Tigrão e Paulo Alberici. Obviamente que até a data final das convenções, tudo pode mudar!

Abelardo com três candidaturas!

Pela capital catarinense da semente de soja, a tendência é de que haja ao menos três candidaturas. De um lado o MDB que governa o município, deverá buscar a reeleição de Nerci Santin, tendo como oponentes o PL com o empresário e ex-prefeito Cavassini e também o petista Dilmar Fantinelli.

Pavan declina de ser candidato em Ponte Serrada

Na cidade de Ponte Serrada, a missão do atual Prefeito Tibe, é fazer o seu sucessor, o primeiro nome que foi apresentado aos emedebistas foi o do vereador Evandro Pavan, que segundo informações de bastidores abdicou de ser candidato em Ponte Serrada para dar suporte profissional ao Prefeito Chico Folle de Xaxim, que decidiu ir para a reeleição.

No lugar de Pavan que se lançou como pré-candidato é o também vereador Edivan Panizzi, mas ainda não se sabe quem estará ao lado de quem, pois todos os nomes até então apresentados por todos os partidos, como possíveis candidatos na capital estadual da erva-mate, não conseguiram decolar na aceitação popular.

Beti com dificuldades de emplacar sucessor

Quem também está encontrando uma certa dificuldade em fazer seu sucessor, é o prefeito Gilberto Lazzari (MDB) em Faxinal dos Guedes. Como não pode buscar a reeleição, Beti ainda trabalha na construção de um nome para lhe suceder a frente do Governo Municipal. O atual vice-prefeito João Zanetti é cotado, mas o cenário ainda é de muitas indefinições. Fato é que em Faxinal dos Guedes, a oposição ao candidato do Governo deverá ser feita pelo PSD que tem como nome o empresário Jader Danielli.

Errou o dedo?!!

Ainda falando em política, mas da parte de bastidores, quem anda correndo bastante na região é o assessor do deputado Antidio Lunelli (MDB), Marlo Dallorsoletta. Nesta semana o assessor esteve em Faxinal dos Guedes realizando a entrega de uma emenda de R$ 100 mil para a saúde do município. Mas chamou a atenção que na foto registrada ao lado da nova secretária de saúde Daiane Marocco, e do Prefeito Betti, Marlo aparece com uma pomposa aliança, mas no dedo medial (do meio) e não no anelar.

Talvez foi a pressa para sair de casa e colocar a aliança que o levou a cometer a gafe ou um teria sido um equívoco proposital?!

Aliança a parte, fato é que Marlo tem se destacado como um dos grandes articuladores do MDB no Oeste do Estado.

Eleva Produtos de Limpeza 218224

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br