Uma ação conjunta realizada pela Polícia Civil e Rodoviária Federal resultou na manhã desta quinta-feira (27), resultou na apreensão de aproximadamente dois mil litros de agrotóxico importado ilegalmente da Argentina.
A apreensão ocorreu após a polícia receber denúncia anônima de que um furgão Renault/Master placas do Paraná estaria trazendo alguma mercadoria contrabandeada pela BR-282, sentido litoral do estado. No entanto, o veículo denunciado entrou na SC-160, já na área do município de São Carlos.
Em conferencia ao compartimento de carga, os policiais encontraram cerca de 103 galões do herbicida, com 20 litros cada. O motorista, de 20 anos disse aos policiais que transportava “veneno da Argentina” e que receberia pagamento para levá-lo até Chapecó.
Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e conduzido à Polícia Federal, onde foram dados os devidos procedimentos cabíveis. Ele vai responder pelo crime de contrabando. A carga foi levada ao depósito da Receita Federal em Joaçaba.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), este agrotóxico pode causar doenças graves em quem manipula o produto e possui proibição de entrada no país.