Ferragem Xanxerê 216950
18/10/2018 às 16:53
Visualizações: 14904

Administração municipal de Passos Maia presta apoio a famílias atingidas por inundação

Passos Maia

Uma força-tarefa montada pela administração municipal de Passos Maia está trabalhando no auxílio aos atingidos pela inundação provocada pela forte chuva da manhã desta quinta-feira (18). Quatro casas foram atingidas, com três sofrendo perda total de móveis e danos nos próprios imóveis. Ao todo, 15 pessoas ficaram desabrigadas, segundo um levantamento da Defesa Civil do município.

Duas das casas ficam na Rua Augusta Zanchet. Elas eram ocupadas por cinco pessoas. Os moradores estão temporariamente em casas de parentes. Outra residência fica na Avenida Padre João Botero. O imóvel chegou a ter uma parede estourada pela correnteza da água, que amontoou toda a mobília em um canto. Dez pessoas moravam no local, incluindo várias crianças. A família ficará em uma casa cedida por um morador nas margens da SC-154. Um quarto imóvel ainda foi atingido, mas com menor proporção.

Todos os levantamentos sobre os desabrigados seguem sendo realizados pela Defesa Civil, que também conta com o apoio de equipes das Secretarias Municipais de Agricultura e Infraestrutura. Os dados completos são aguardados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que deverá auxiliar os moradores posteriormente.

As equipes também trabalham na limpeza das ruas, desobstrução de bocas-de-lobo e apoio aos proprietários de estabelecimentos comerciais. A Defesa Civil contabilizou danos em pelo menos nove comércios. A água comprometeu móveis e mercadorias em locais dos ramos de alimento, salão de beleza, loja de peças de moto, confecção, bar, agroveterinária e oficina mecânica.

Questão de minutos

A forte chuva que atingiu vários municípios da região na manhã desta quinta-feira provocou uma inundação em questão de minutos. Depois de chegar ao nível máximo, a água se dissipou em torno de meia hora. “Foi tudo muito ligeiro, não deu tempo de pensar em nada. A água veio rápida e baixou rápido”, descreveu o prefeito Leomar Listoni.

Ele salientou que a administração municipal está prestando todo o apoio para amenizar os prejuízos. “Neste momento as equipes trabalham para auxiliar os moradores, destrancando bocas de lobo, removendo móveis e materiais que foram atingidos. De modo geral, contribuindo para amenizar os prejuízos”.

A chuva intensa também provocou danos no interior, comprometendo estradas de chão e prejudicando plantios em lavouras da agricultura. Ainda de acordo com o prefeito, não foram registrados danos em repartições públicas, apenas alguns alagamentos superficiais, mas sem comprometer os serviços. Nenhuma pessoa ficou ferida. (AssessCom)

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br