A Festa Estadual do Milho (ExpoFemi) é um dos eventos mais tradicionais de Xanxerê e região. É uma oportunidade de apresentar as potencialidades da agricultura, agronegócio, gastronomia à base de milho, comércio, além de muita diversão e atrações. As soberanas representam a beleza e a receptividade desta festa. Neste sábado (07), aconteceu o I Encontro das Soberanas da Femi, um momento dedicado à integração de todas as soberanas que já passaram pelo posto.
A história iniciou em 1982, com a consolidação da festa. A primeira Rainha da feira foi Tania Poli; na segunda edição, 1984, a representante da feira foi Rosimery Sara; em 1986, Elizabete Antoniá; de 1988, a Rainha foi Vera Márcia Bavaresco; em 1990 a Rainha foi Joseane Pasinatto; em 1992 a Rainha foi Greice Salini; na sétima edição da Festa Estadual do Milho a Rainha foi Sidiane Gurgel; em 1996, a Rainha foi Alessandra Pimentel; em 1998 a Rainha foi Claudia Ghilardi; no ano 2000, a Rainha foi Fernanda Chaves; em 2002, a rainha foi Kalinka Mouzel, em 2004 a rainha foi Cheila Michelin; em 2006 a Rainha foi Priscila Bortoluzzi; em 2008, a Rainha foi Bruna Mussio.
Em 2010, teve início o trio de Soberanas: Rainha, Ana Paula Meneguzzi e Princesas – Debora Merisio e Andressa Martins; em 2012 a realeza foi: Rainha – Leticia Lunelli e Princesas – Mayara Cucolotto e Camilla Jacques; em 2014, Rainha foi Marielen Bonan e Princesas – Bruna Guerini e Jullie Sturmer; em 2017, a Rainha – Tainara Gemi e Princesas – Alice de Marco e Juliana Biotto; em 2019, a Rainha foi Pamela Taisa de Lima e Princesas – Caroline Spagnol e Eloiza Zatta. Atualmente, o trio é formado pela Rainha Caroline Guadagnin Spagnol, Princesa Eloiza Zatta, e, a Princesa Eduarda Chiotti.
O vice-prefeito e presidente da ExpoFemi, Adenilso Biasus, disse que o Encontro das Soberanas marca época, pois valoriza aqueles que contribuem com o sucesso da feira. “Um momento bonito para recordar e agradecer o trabalho importante que as rainhas e princesas realizam na Femi”, comentou. Já o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, disse que o encontro é um momento importante para homenagear e agradecer quem já representou o município. “Se a Femi é o que é hoje, é resultado do trabalho de muitas pessoas que contribuíram nesses 40 anos, fizeram a sua parte e por isso, merecem nosso respeito e agradecimento”, comentou.
A primeira-dama do município, Vânia Martarello, disse que o encontro é um momento lindo e agradável para agradecer as rainhas e recepcionistas que trabalham na feira e que são parte importante da festa. “Elas têm uma função muito importante, são o primeiro contato dos visitantes com a feira, estão preparadas para receber e orientar os visitantes”, destacou. A primeira-dama comentou que esse foi o primeiro encontro e que ele deve continuar nas próximas edições da ExpoFemi. “Fizemos contatos e convidamos todas as rainhas e princesas que a gente conseguiu. No próximo encontro, queremos ter todas elas na feira para poder comemorar”, finalizou.