Hiper Badotti 93017
10/04/2024 às 13:11
Visualizações: 29997

Xanxerê volta a ser alvo de operação do GAECO

Comunidade Polícia Xanxerê
Por: Direto da Redação
Imobiliária Fabiano Santos 137876

Estão sendo cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisões preventivas contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa. Ao todo agora são 123 suspeitos presos por integrarem organização criminosa.

Na manhã desta quarta-feira (10), em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, o GAECO deflagrou a 3ª Fase da Operação “Sodalitas Finis”. Dando continuidade às investigações, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas está realizando o cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó, além de cumprir 36 mandados de prisões preventivas contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa.

Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

O cumprimento dos 36 mandados de busca e apreensão, juntamente com as prisões preventivas de novos suspeitos, representa mais um avanço da Operação “Sodalitas Finis”.

Objetivo principal desta operação é desarticular as atividades de uma organização criminosa que atua tanto na cidade de Chapecó quanto em outras cidades do Estado. Até o momento, as três fases da operação resultaram na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de 600 mil reais em dinheiro, além de uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Videira, Cunha Porã, Ponte Serrada, Concórdia e Pinhalzinho por integrantes do GAECO e contam com o apoio externo da Polícia Militar, Polícia Civil (inclusive com os núcleos de operações com cães dessas instituições), SAERFRON (Serviço Aeropolicial de Fronteira), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal das unidades prisionais da Região Oeste do Estado e integrantes das especializadas GTI – Grupo Tático de Intervenção e NOT – Núcleo de Operações Táticas.

A primeira e segunda fase da operação “Sodalitas Finis”, deflagradas, respectivamente, em 22 de agosto de 2023 e 09 de fevereiro de 2024, e seus subsequentes desdobramentos, resultaram na prisão de 87 pessoas.

A Operação “Sodalitas Finis” é resultado de meses de investigação, que contaram com a colaboração e união de esforços de diversas forças de segurança pública do Estado, representando uma resposta direta e efetiva contra as atividades do crime organizado no Estado de Santa Catarina.

O nome “Sodalitas Finis”,ou – o fim do grupo –em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Oral Brasil Xanxerê 221478

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br