Em audiência pública para avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2023 realizada na noite da quarta-feira (24), foram apresentados os dados dos investimentos feitos pela Administração Municipal neste primeiro quadrimestre. A audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Xanxerê e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.
De acordo com a Controladora Geral do Município, Andreza Gallas, que apresentou os dados ao público que compareceu à Câmara de Vereadores para acompanhar a audiência, o município vem se destacando não investimento que está sendo realizado na Saúde, prova disso são os indicadores do 1º quadrimestre de 2023, onde o município investiu 33% a mais dos 15% estabelecidos em lei. A aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde ficou em 22,40%.
A manutenção e desenvolvimento do ensino ficou em 22,55% e a aplicação dos 70% em remuneração dos profissionais da Educação com recursos recebidos do FUNDEB, foi de 72,93%.
Já a folha de pagamento do Poder Executivo Municipal fechou o 1º quadrimestre de 2023 em 46,17%, abaixo do limite de alerta e prudencial.
O prefeito Oscar Martarello destacou as medidas que vêm sendo adotadas pelo município para aumentar a arrecadação, mas que há fatores que acabam diminuindo um pouco os índices.
Outra questão abordada pelo prefeito são as prioridades que devem ser elencadas pela Administração Municipal. Além disso, Martarello ressaltou a valorização dos servidores públicos municipais, com cerca de 30% em 2022 e mais 6% em 2023, que já será pago na folha do mês de maio.