Para uma cidade que em um passado não muito distante possuía dois representantes políticos com expressão estadual e nacional, e de uma hora para outra ficou totalmente sem nenhuma representatividade, Xanxerê ao que tudo indica começa a se tornar não somente a Capital do Milho, mas “horta” de onde brotam candidatos.
Bem, para os leigos ou desinformados, vamos dar “nomes aos bois”!
Ainda no período pré-campanha, muitos nomes foram ventilados, os tidos “balões de ensaio”. Mas dos que se apresentavam inicialmente poucos aguentaram o repuxo.
Depois que foi dada a largada para a corrida eleitoral deste ano de 2022, permaneceram firmes no pareô os candidatos:
Deputado Estadual
Deputado Federal
Senador
Estes se apresentaram desde o início da campanha, eis que faltando cerca de 30 dias para ocorrer as eleições surgiram outros dois nomes.
Cabo Camargo do (PP) suplente de vereador nas eleições de 2020, quando na oportunidade recebeu 148 votos, e agora figura como candidato a deputado estadual pelo Progressista.
E a maior surpresa, Arnaldo Lovatel que chegou a ser cotado como candidato a Prefeito, porém recuou e concorreu a vereador pelo PP em 2020, ficando suplente com 486 votos, e agora concorre a Deputado Federal.
Entretanto o que surpreende é o partido pelo qual Arnaldo está concorrendo, o Solidariedade, partido de esquerda, contrário ao que até então estava figurando. Cabe destacar que o Solidariedade (77), é o mesmo partido no qual está filiado o também xanxerense Gelson Merisio, que após ser derrotado no segundo turno em 2018, para o atual governador Carlos Moises, mudou do PSD (partido de centro direita) para o Solidariedade, deixou de apoiar Bolsonaro passando a declarar apoio a Lula, sendo considerado por muitos, mesmo que não oficialmente, um dos coordenadores de campanha do PT em SC.
Seria este um termômetro para “medir a febre de Arnaldo” visando as eleições de 2024 com apoio do Mister?
Fato é que por essa jogada, nem mesmo o Mestre dos Magos esperava!