Nas últimas sessões do legislativo são constantes a reclamações pelos vereadores do PT, por problemas enfrentados pela Administração Municipal, na gestão do município de Xanxerê. Reclamações das estradas, no setor de saúde e até na readequação salarial dos servidores públicos tem sido assuntos levantados pela bancada petista na Câmara de Vereadores de Xanxerê. Wilson Martins dos Santos (PSDB), vereador de oposição, diz que é preciso lembrar que o PT esteve ao lado da Administração e votou a favor de todos os projetos que acabaram levando o município a esta situação que está hoje.
“Os vereadores do PT estão tentando agora lavar as mãos. Mas foi com o voto deles que aumentaram a Taxa de Lixo em Xanxerê, para que a prefeitura tivesse mais dinheiro em caixa para contratar os comissionados que haviam sido demitidos devido ao comprometimento da folha. Projeto este que fomos contra. Foi com o voto deles que fizeram uma reforma administrativa que só beneficiou comissionados. Só porque estamos nos aproximando da eleição, não adianta o PT querer tirar o corpo fora agora depois de passar 3 anos assinando embaixo do que a administração fez. Tinha que ter visto antes”, declarou o vereador Wilson Martins.
De acordo com o vereador em 2017 o município passou por uma situação semelhante ao que está acontecendo hoje. Com a folha da prefeitura atingindo índices elevadíssimos, em torno de 54%, o Tribunal de Contas determinou cortes nos gastos da prefeitura. A administração só começou a fazer alguns cortes, na época, depois que Wilson apresentou uma denúncia ao MP, e que resultou na demissão de alguns comissionados. Após esta situação, o Prefeito enviou a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para aumentar o valor de cobrança da Taxa de Lixo e com isso aumentar a arrecadação do município, consequentemente diminuiria o percentual da folha e possibilitaria a contratação novamente dos comissionados.
“No ano passado veio um projeto de reforma administrativa para a Câmara de Vereadores, que nitidamente beneficiava só os cargos comissionados. Na época os próprios vereadores do PT compraram a ideia da administração que geraria mais de R$ 1 milhão de economia, e que tinham o acerto com o prefeito que iriam fazer a readequação dos salários dos efetivos. Alertamos que isso era mentira, que não geraria economia alguma e que era só uma manobra para acomodar os amigos do rei e foi o que aconteceu”, disse Wilson Martins.
“Agora o PT está preocupado com a readequação dos salários dos efetivos? Porque não tiveram esta preocupação na época quando alertamos para isso? Hoje o município está sem poder nenhum de investimento, com a folha atingindo novamente índices acima de 53%, Estradas em condições deploráveis, pessoas nas filas por exames e cirurgias, servidor público sem ter o reconhecimento devido da administração, bairros com pouca infraestrutura, além de inúmeros outros problemas, são algumas das situações ocasionadas por esta administração que só fez pensar em como acomodar o seu pessoal. E a população é quem está sofrendo com isso, pagando caro com as altas cargas tributárias impostas pela administração e que tiveram o DNA do PT”, finalizou o vereador Wilson Martins.
AssessCom/PSDB