A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê reativou nesta quarta-feira (19) a Sala de Situação para tratar da situação da Dengue e Chikungunya no município. A Sala de Situação é composta por diversos órgão e entidades e visa intensificar a consolidar a divulgação de informações para a tomada de decisão visando o fortalecimento e a melhora de atividades para vigilância e controle das Arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Além disso, pela parte da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê reuniu os servidores de diversas áreas da Saúde para abordar, preparar e qualificar os profissionais para o enfrentamento das Arboviroses, em especial Dengue e Chikungunya.
Como nos meses de fevereiro e março começam a aparecer os casos de dengue, e em razão do município já ter confirmado dois casos autóctones de Chikungunya, faz-se necessário preparar a rede para acolher, identificar precocemente os casos prováveis das doenças citadas e conduzir de forma adequada o manejo clínico do paciente para a prevenção de casos graves ou até mesmo o óbito.
Na reunião também foi abordada a importância das ações do Programa de Controle do Aedes aegypti para o controle vetorial, ou seja, para identificar, tratar e eliminar os possíveis locais criadouros do mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya.
A Secretaria de Saúde está constantemente em alerta através do Setor de Vigilância em Saúde para identificação dos casos, e qualificar a rede da saúde se torna fundamental para o enfrentamento das Arboviroses.