Mesmo com as temperaturas mais amenas, a preocupação com a incidência de escorpiões continua. Por isso, A Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim alerta a população sobre a importância de cuidados para evitar acidentes com o animal.
Normalmente encontrados em ambientes escuros, os escorpiões preferem locais úmidos e com pouca movimentação. Uma maneira eficiente de evitar o aparecimento destes animais é impedir o acúmulo de entulhos, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.
“O controle do escorpião é difícil porque o uso de veneno não funciona, pois ele se abriga em locais de difícil acesso e sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz. Ele também é resistente porque os estigmas pulmonares podem permanecer fechados por um longo período”, explica a coordenadora do departamento de controle de zoonoses, Camilla Filippin.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Ajuda
Em caso de acidente, o paciente deve procurar o posto de saúde, hospital ou Pronto Atendimento o mais rápido possível, para que o tratamento possa ser iniciado de maneira imediata. Uma recomendação bastante importante é, se possível, levar o animal causador do acidente junto para auxiliar no diagnóstico clínico. Com muito cuidado, ele deve ser colocado em um pote com tampa para ser encaminhado às autoridades de saúde.
Assim que perceber que foi picado, o paciente deve lavar o local com água e sabão. Jamais amarrar ou faça um torniquete e não aplique nenhum tipo de substâncias sobre o local da picada.
Picada
A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves.