A Secretaria de Meio Ambiente de Xanxerê iniciou o recolhimento de pneus descartados de forma incorreta por meio da logística reversa, destinando-os à empresa especializada para descarte adequado. Até o momento já foram recolhidos mais de 300 pneus.
O diretor de Meio Ambiente, Winicius Pertile, destaca a importância da correta destinação de pneus bem como a não utilização para ornamentação, construção de muros ou outras finalidades, uma vez que acabam impactando no meio ambiente, sem levar em conta a proliferação de focos de mosquito da dengue.
Os pneus são materiais altamente poluentes ao meio ambiente e merecem ser tratados com cuidados em sua destinação final, razão pela qual está inserido no rol de produtos de logística reversa. A logística reversa atribui ao fabricante revendedor a obrigação de dar a correta destinação final ao produto, em razão do alto potencial de poluição, bem como contribui para a sustentabilidade das organizações produtivas por abranger os três pilares do conceito: econômico, social e ambiental.