A Secretaria de Assistência Social por meio do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, modalidade Família Acolhedora, desenvolveu ao longo de 2024, capacitação para as Famílias Acolhedoras do município de Xanxerê.
O serviço Família Acolhedora de Xanxerê foi indicado pelo Ministério Público de Santa Catarina pelas boas práticas e teve destaque em âmbito estadual. Atualmente o Serviço de Família Acolhedora conta com 15 famílias cadastradas, e duas em processo de cadastramento.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Nos encontros de capacitação, vários parceiros da rede de atendimento do município de Xanxerê estiveram explanando sobre o serviço; comprometimento com os acolhidos; escuta das demandas; manifestação de comportamentos e falas; processo de acolhimento e seus desdobramentos; ética e sigilo das famílias; responsabilidades legais e fluxo do processo de acolhimento; saúde do Idoso, das crianças e PCDs em acolhimento; primeiros socorros; ECA, estatuto dos idosos, PCDs; laços afetivos; importância de amar.
As capacitações foram realizadas pela Assistente Social Forense Cristina Ana Vicenzi; Promotora de Justiça Ana Cristina Boni; Procurador-Geral do Município de Xanxerê Fernando Dal Zot; Médica Marcela; Corpo de Bombeiros de Xanxerê; Psicóloga Karine Preto Ferronato e alguns encontros com a Equipe Técnica do Serviço de Família Acolhedora.
A secretária de Assistência Social, Aline Dal Zot Rauber, salientou a importância do trabalho desenvolvido pelos voluntários, que proporcionaram às famílias um momento de experiência e conhecimento, o que com certeza auxiliará no trabalho de acolhimento feito pelas mesmas, ao acolher em suas residências crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com Deficiência, que foram afastados do convívio de suas famílias de origem.
Quem tiver interesse em se tornar uma Família Acolhedora pode entrar em contato com o serviço de Família Acolhedora de Xanxerê através do telefone/whatsapp 99186-2250 para agendar um horário e conhecer o serviço.