Representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), das 21 associações de municípios da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC) participaram de uma reunião on-line sobre a retomada das aulas presenciais em Santa Catarina. Todos reforçaram a importância do alinhamento estratégico para o retorno conjunto das redes de ensino municipal e estadual, previsto para o dia 3 de agosto. O secretário Natalino Uggioni abriu a reunião destacando que as demandas levadas à SED têm sido consideradas e analisadas em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, para que cada liberação seja feita com a segurança necessária. Foram os casos, por exemplo, da autorização para as aulas presenciais de cursos livres, do retorno dos estágios obrigatórios e também das atividades em laboratório das instituições de ensino superior. A necessidade de segurança no retorno das aulas presenciais e a importância de ouvir as famílias foram alguns pontos destacados pela presidente da Undime-SC e secretária municipal de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders. Um dos assuntos comentados na reunião foi a criação de um grupo de trabalho para discutir os protocolos que serão adotados para o retorno das aulas presenciais. O assunto já era pauta de reuniões entre técnicos da SED e, a partir da próxima semana, também terá participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Fecam, Undime e técnicos de cinco áreas da Secretaria de Estado da Saúde. O grupo analisará os protocolos adotados por países que retomaram as aulas e também as situações dos que retrocederam por conta do surgimento de novos casos de Covid-19. Os participantes serão responsáveis por construir em conjunto um documento, com o alinhamento de temas como a situação dos alunos do grupo de risco, dos professores que não podem retornar, do transporte escolar, entre outros. A SED também distribuiu recentemente aos gestores escolares um documento com 60 questões sobre o panorama das atividades não presenciais. O secretário destacou que a ação é necessária para fazer um diagnóstico das escolas e criar ações focadas na busca ativa dos alunos que, por algum motivo, não estão respondendo às ações não presenciais com as atividades on-line ou impressas.
(Secom)