Observar o céu, as estrelas e todos os objetos celestes é uma experiência impressionante. Em Pinhalzinho, moradores poderão vivenciar este experimento por meio do Planetário Digital da Udesc. A inauguração da estrutura ocorreu nesta segunda-feira (21) e contou com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés. Grupos de alunos, professores e a comunidade em geral poderão visitar o espaço a partir de abril em horários pré-agendados. O valor investido na obra é de R$ 752 mil.
“Uma Educação de qualidade tem reflexo direto na vida das pessoas, por isso buscamos fazer investimentos certos e seguros para alcançar os melhores resultados. Estamos transformando a educação catarinense, tanto com as bolsas de estudos, valorização dos profissionais, o novo ensino médio e novos ambientes escolares. E hoje aqui é mais uma conquista para a região e para Santa Catarina”, disse Moisés.
O Planetário Digital consiste em uma cúpula em ACM (Aluminum composite material-alumínio com recheio polietileno), com projetor digital “fulldome”, capaz de projetar o céu estrelado de qualquer região da Terra, de dia ou à noite, em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação. O novo equipamento vai auxiliar para desenvolver as ações de ensino, pesquisa, e extensão e incentivar o turismo regional em uma rota educacional. O equipamento é o segundo fixo do Estado. Por ser digital, também consegue realizar a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento, como ecologia e climatologia. O projeto foi idealizado pelo professor Daniel Iunes Raimann, do Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Udesc Oeste.
ND