Hiper Badotti 93017
31/07/2020 às 08:04
Visualizações: 47883

Quirera Gourmet – 31/07/2020

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Só Para Contrariar, Ninguém é Culpado!

“Botar a culpa nos outros” é a atitude mais cômoda em muitas situações e inclusive nesta Pandemia: A culpa é dos chineses, e não de quem não preserva o ambiente natural e nem se esforça para poluir menos ou degradar menos os recursos não renováveis; a culpa é de quem só critica o despresidente, a culpa é dos comunistas, igual ao Lula, que quebraram o Brasil, a culpa é dos políticos que só querem roubar, a culpa é da imprensa que só fala de covid19….Enquanto isso, sem se preocupar de quem é a culpa, o vírus se alastra e mata! Inclusive linguarudas que falam sem conhecimento do que dizem.

Note-se que encontrar um ou vários culpados, se é que eles existam, não resolve absolutamente coisa alguma e ainda piora a situação, na medida em que se estabelece um debate acirrado, ignorante e improdutivo, causando, depois de muita perda de tempo, apenas irritação e, muitas vezes, baixarias e agressões verbais, igualmente dispensáveis e quase sempre sem-pé-nem-cabeça! Nestas horas uma sugestão bem útil e prática é relaxar, contar uma piada e, mesmo lamentando profundamente a perda de vidas humanas, fazer alguma coisa para não piorar o que já está ruim. Principalmente adotando as prevenções que todos já sabemos!

Essa história de “achar um culpado” – o famoso “bode expiatório” também é uma maneira sutil e malandrinha de dizer que a culpa sempre é dos outros. Nós – como estamos cansados de saber, sempre somos e sempre seremos inocentes. E responsabilizar outras pessoas é em outras palavras mandar dizer, solenemente: “ Se virem”! O que revela um inaceitável sentimento antissocial e desumano. Porque se vivemos numa sociedade, numa comunidade, num grupamento de pessoas ou numa tribo, mesmo os que são chamados ou eram chamados de “selvagens” ou “pagãos”, procuram, também, se proteger coletivamente!

Acredito que essa falta de atitudes para pensar e agir coletivamente, da ausência de pensamento comunitário, de lembrar que estamos, todos, no mesmo barco, é na verdade o que se pode culpar pela situação de desespero que muitos já sentem. Hoje todos somos, ou achamos que somos, extremamente inteligentes e sabemos mais que 99% das pessoas, não precisamos de conselhos, nem de reprimendas. Ninguém mais fala algo como: senta aqui, vamos conversar e nos entender…O “top” é xingar e chamar os outros de burros, corruptos, tapados, ignorantes (mesmo quando alguns efetivamente agem com ignorância explícita e falta de educação galopantes).

Lembro esse detalhe, também, por estarmos às vésperas do mês de agosto, popularmente conhecido como “mês do desgosto”, e ainda é possível – sempre é possível – evitar males maiores. Nada está tão ruim que não possa piorar, deveria ter dito minha avó, e talvez não tenha dito porque ninguém lhe deu a palavra, nem lhe perguntou nada! Portanto, meu amigo, relaxe neste fim de semana e procure não botar a culpa em ninguém,.. E se possível, não reclame, de coisa alguma. Passe a sexta, o sábado e o domingo se policiando para não reclamar. Principalmente não reclamar daquilo ou de quem você mais reclama!

Muitos podem dizer “olha quem falando”, e dou razão a estes: Sempre critiquei, reclamei e não pretendo “mudar de partido”, nem me “converter a uma nova igreja”, aquela que prega só fazer elogios. NÃO! Vou continuar reclamando, mas até este reles escrevinhador – se vocês repararem bem, tem seus momentos de “paz e amor”…Quem viveu, ou leu sobre a década de 1960, sabe muito bem do que estou falando. E isso é um “papo sério”: Experimente neste final de semana não fazer reclamação alguma, tanto sobre coisas, pessoas, situações ou algum desapontamento causado voluntaria ou involuntariamente…

Falo isso porque já adotei essa tática e garanto que “é do jogo”. Primeiramente você vai notar que ao não reclamar você não vai piorar absolutamente na-da. Em segundo lugar, seu humor e sua disposição vão melhora e muito. Isso é garantido! Ou você terá seu dinheiro de volta. E ainda você vai notar que vai levar outras boas vantagens: seu companheiro ou companheira vai lhe elogiar e é capaz de perguntar que bicho te mordeu! Somos seres extremamente críticos, vivemos nos digladiando para ganhar mais, para produzir mais, para viver melhor, para parecermos mais bonitos, inteligentes, mais perfumados e mais bem cheirosos. Então não custa nadica tentarmos passar este final de semana tentarmos ser, também, muito diferentes: Extremamente fraternos, solícitos, com excelente bom humor e radicalmente de bem com a vida!

Tente! E você vai até ficar algumas horas, talvez dias, mais moço, com menos rugas na cara e achando que a vida melhorou um pouco! É certo que a Pandemia não vai passar e nem que o seu desafeto não vai passar a ficar mais simpático, nem lhe chamar de bonito. Mas também é certo que por alguns momentos você vai descobrir que achar culpados é algo totalmente supérfluo, desnecessário, dispensável e até desprezível. Até porque o papel de julgar e condenar cabe à Justiça, não a cidadãos trabalhadores e honestos, cumpridores de seus deveres! Bom, mas se você achar que isso tudo é balela, e que a culpa é MESMO dos chineses e dos comunistas, eu vou concordar com você!

E mesmo assim, desejar a todos e todas um ótimo fim de semana!

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br