Como é muito comum acontecer sempre que o cenário é desfavorável para os donos do cenário, as pesquisas de opinião pública rarearam e quase sumiram nas últimas semanas. Aquelas para acompanhar a intenção de voto para presidente do bananão, desapareceram há um mês. Porque, imagina-se, na colheita “da última safra”, o nome do Ex-presidente Lula – ainda odiado por muitos rendeu uns quinhentos sacos/por hectare. E apavorou, a lavoura e o agro…
Mas me refiro principalmente às pesquisas de avaliação do atual desgoverno – é a que mais interessa, diante da tragédia que está construída e ostentada! Um assunto que seria pano pra muitas mangas – se o governo fosse de esquerda! Mas não é. Então, sempre se vê neste varal muito pano, agora para ser passado! E outros varrendo para debaixo do tapete, principalmente por aqui no velho e conservadoríssimo Oeste. Brasileiro catando comida no caminhão do lixo com certeza é uma tragédia!
Nossa imprensa municipal, micro e macrorregional escamoteia, manipula, maquia, esconde e distorce ou disfarça a situação. Porque os anunciantes são, com larga vantagem nas pesquisas, anti-Lula ! E, presume-se, pró isso aí mesmo que estamos assistindo…O “Posto Ipiranga”, ele mesmo – o do dinheiro em paraíso fiscal – disse com todas as letras que se a gasolina chegasse a R$5 ao litro, seria porque os erros foram muitos. Na verdade, não foram muitos. Errar é só o que esse governo sabe fazer! Mas o pessoal segue caprichando no seu melhor “olhar de paisagem”…
Estivesse hoje no poder um governo de esquerda, ou mesmo de direita, porém minimamente preocupado com os problemas da MAIORIA da sociedade, e não apenas do que tem mais dinheiro, a famosa “cobertura da imprensa” seria pau puro! E a situação, mesmo que não se queira ser contra Bolsonaro, é insustentável diante das notícias que correm, na lavoura nacional. Não passam dois dias, sem que “venha bomba” – e cada vez mais feias – da parte dos desgovenantes que desmoralizaram o país. E quem fala isso é o mundo. O Brasil nunca esteve tão feio na foto…
Até é algo capaz de ser entendido, para quem conhece um pouco do Brasil e dos brasileiros – que elegeram o atual despresidente – o sumiço das pesquisas eleitorais. Afinal, Lula continua sendo o inimigo número um de elites seletivas e preconceituosas e também de gente que não admite pobre fazendo faculdade e andando de avião. Mas sumir com as pesquisas de avaliação do governo estadual e federal, mesmo (e principalmente) aqui em nossa região só é indicador de duas coisas: 1) Continua valendo tentar manipular a realidade(eles acham). E,2) O medo da volta de Lula e do PT, só cresce.
É extremamente conhecido, reconhecido e aceito por esquerdistas em geral que o Oeste, e também Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são estados extremamente conservadores, que deram a Bolsonaro altíssimos percentuais de votos em 2018. Mas muitos ainda ignoram que aqui no velho e rico Oeste catarinense, muitos (não todos) demoram para enxergar, ou para aceitar a realidade nua e crua: O desgoverno Bolsonaro é um completo fracasso. Vergonha ampla e irrestrita! E nada é capaz de indicar um mínimo sinal, no horizonte ou no raio que o parta, que as coisas ainda possam melhorar…Ao contrário: As previsões mostram que a casa cai
Os argumentos para fundamentar, comprovar, esse vergonhoso e muito escondido e escamoteado fracasso são muitos, mas principalmente a volta da inflação. Ninguém mais aguenta combustíveis – e todo o resto – aumentando todo dia. Porque como qualquer brasileiro está careca de saber, por aqui, onde tudo circula majoritariamente via rodoviária, aumentar preços de combustíveis significa aumentar o preço de literalmente tu-do!
E outra desgraça desse governo é querer usar mentiras deslavadas, de pernas curtíssimas, para tentar justificar suas lambanças: Culpam os governos estaduais e o ICMS pelo aumento dos combustíveis. Não querem nem falar, nem admitem que “a culpa” está na mudança, drástica, na política de preços praticada pela Petrobrás, sob as ordens do senhor Posto Ipiranga, o Ministro Paulo Guedes…Ministro das finanças, cujas finanças pessoais ele deposita – e aplica, em offshore das ilhas virgens. Algo que NENHUM outro MINISTRO DA FAZENDA de PAÍS SÉRIO, faz…Outra vergonha MUNDIAL!
Assim, razões não faltam para ver como “normais” as pesquisas que, com unanimidade, dão a Lula a preferência disparada nas opções de votos para 2022, daqui menos de um, ano. Com vitória possível até no primeiro turno… Mas também é bom admitir que muita água ainda pode rolar até outubro de 2022: Não acredito que surja a tão desejada “terceira via”, mas a possibilidade de golpe de estado ainda não está totalmente descartada. E também é cedo para dizer que Lula seria eleito, principalmente por um motivo inquestionável: Num país que elegeu o que temos hoje na presidência, é bom esperar! Um país assim pode eleger qualquer coisa mesmo (risos, mas é verdade!).
Ainda assim seria divertido, muito divertido, (alô Pandolfi!) ver os números de uma pesquisa de avaliação do governo aqui em Xanxerê ou no Oeste . E digo isso não para fazer campanha para a esquerda. Seria bom para comparar essa pesquisa local com os números nacionais, de avaliação do desgoverno federal. Porque continuo respeitando o direito de cada um votar em quem quiser. Mas defendo, sempre e também, a necessidade de as pessoas aceitarem e concordarem com a realidade, com a situação nua e crua, com números incontestes e indicadores acima de todas as suspeitas. Uma vez chamavam isso de honestidade. Mas dá para chamar de sinceridade, transparência cidadania, equilíbrio e, principalmente, de verdade dos fatos!
Um bom final e semana a todos (as)!