Ideal Veículos 231091
29/04/2021 às 07:51
Visualizações: 26532

Quirera Gourmet – 29/04/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Vou Me Esconder…

Protestar é direito de todos nas Democracias, onde supostamente todo poder emana do povo. Esse protesto inclui protestar a favor, embora protesto seja entendido mais como crítica. E nesse primeiro de maio, dia do trabalhador, ou do trabalho, ou de ambos, para não dar briga, Xanxerê está em agenda nacional que chama para manifestação –  de apoio, do que eu chamo desde 2019, de desgoverno federal! O Governo mais vendilhão e mais entreguista dos 521 anos de história desse país. Sem falar em outras desgraças que ele permitiu acontecer – como nunca aconteceu antes, nesse país –  tipo incentivar a população a negar a Ciência e até a importância da vacina – atitudes criminosas! Assistimos o (des) Presidente da República não apenas praticar como incentivar seus liderados – que o chamam de “mito” – a exercer a mesmíssima ignorância. E a palavra certa é essa mesmo!

No Brejo!

Concordo com a existência da manifestação, antes mesmo de conhecer seus exatos motivos. Me basta saber quem é a favor desse estado de coisas – que alguns ainda chamam de governo! E se estão pedindo apoio, já dá para notar que até mesmo os fanáticos seguidores já viram que a vaca foi pro brejo! E espero que daqui algumas semanas, quando começarem os protestos contra a atual “zona velha”- que golpistas e bolsonáricos implantaram no lugar do antigo Brasil – os manifestantes deste sábado não joguem pedras, nem tentem atropelar ou dar porrada. “O sol nasce para todos”, teria dito alguém, muito antes de os gregos inventarem a Democracia. E estão incluídos nesses “todos”, os (as) nossos (as) amigos (as) ignorantes.

Ignorância, No Caso!

Considero ignorantes, no caso, pessoas que desconhecem a História desse país; Pessoas que nunca leram mais que algumas linhas(e olha lá) sobre a ditadura de 1964, sobre militares no poder – aqui e em qualquer país; sobre um cidadão chamado Coronel Ustra e suas “atividades”, sobre a morte do Jornalista Vladimir Herzog, sobre a prisão da  redação inteira do Jornal O Pasquim – pela censura da ditadura militar – e sobre as milhares de pessoas mortas e/ou torturadas por ditadores, que se diziam presidentes, mas nunca receberam um voto sequer para desgovernar o país…. Considero que existem no Brasil de hoje milhares, milhões de ignorantes que chamo assim por desconhecerem a História do país – ao qual juram amor eterno! Mas sequer conhecem…

Direito Adquirido

Os exemplos que ilustram essa ignorância não cabem numa lista, nem daqui até Cuba, nem até na China! E essa ignorância cresce. Sábado, alguns (os mais corajosos) vão colocar suas carinhas na rua, em plena Campina da Cascavel, e espero, torço mesmo que muitas pessoas assistam. É direito deles, também e inclusive, fazer a carreata e expor sua ignorante falta de conhecimento da História do Brasil. História que não aprenderam, nem na escola, nem nas leituras, nem nos fatos exaustivamente comprovados, documentados e narrados em prosa e verso, livros e filmes. Espero, sinceramente, que não sejam hostilizados, de nenhuma forma. Mesmo a ignorância, na Democracia,  tem direito adquirido de protestar! Inclusive ignorantes que pregam a volta dos militares, ou o fim da Democracia…Ignorância é isso mesmo: protestam sem saber o que estão fazendo…

Prefiro Ser Comunista!

Como pode se notar o protesto não me agrada – e ele nem precisa isso. Mas tenho o direito de não gostar! Na verdade, me envergonha, enquanto nascido, criado e banhado ali no pocinho do grupo do Rio Xanxerê, atrás do então Grupo Escolar Joaquim Nabuco, hoje centro da cidade, mas antigamente popularmente conhecida como “Vila Sapo”! Me envergonha porque sei que são pouquíssimas as cidades que conseguiram atrair incautos e organizar a manifestação (dizem que é voluntária). Acho ridículo não a carreata. Acho ridículo porque essas mesmas pessoas criticavam o PT e qualquer partido de esquerda quando eram – e ainda são – organizados protestos, ou apoios a greves, de professores especialmente. Aí, não pode fazer! Porque sempre eram “coisa de comunista”! Assim mesmo, prefiro ser comunista, ou esquerdista, do que ignorante!

Iletrados: Pior que não saber ler

Minhas diferenças com o que se chama de “Direitista” começam pelo desconhecimento, deles, do que sejam “direitos iguais”. Aliás, apesar de serem conhecidos como “Direitistas”, a maioria mesmo entende patavina nenhuma do que se chama de “Direito”, tanto o individual como os coletivos. São – repito sempre isso – pessoas que não leram, não gostam de leitura e querem matar as pessoas que sabem mais, porque leram mais. Simples assim: Ao invés de abrir um livro e ler, eles simplesmente cultivam o ódio, um ódio estrutural, de anos, a quem gosta de ler, e lê! Se consideram democratas, mas querem impor seus conceitos, sua precária definição de Educação e de Cultura, e seu negativismo a todos! São os iletrados. Não leem e odeiam quem lê….

Bizarrices

O gostar de ler e de aprender, para muitos Direitistas de carteirinha, é um crime muito pior que ser corrupto. Pessoas que têm argumentos (não só xingamentos e acusações, sem provas, ao PT e ao Lula), que sabem sobre o que falam, que estudaram e podem comprovar o que afirmam, são pessoas que a maioria dos bolsonáricos gostariam de mandar embora do Brasil. E mesmo assim se acham legítimos democratas, acima de qualquer suspeita! Se lessem, viriam o ridículo disso. Porém, o conhecimento atrofiado lhes impossibilita até mesmo a ter esse tal senso de…ridículo! E repito mais uma vez: está no direito deles ir para a rua e exibir suas bizarrices!

Interpretação de Texto

Nas redes sociais essa ignorância muitos chamam de inaptidão, ou incapacidade para interpretar textos: Os caras até sabem ler o que está escrito! Mas suas cabecinhas, limitadas pelas viseiras usadas durante anos, não conseguem interpretar, traduzir – à altura do seu nível de conhecimento – o que significam aquelas palavrinhas. Ou seja: Não conseguem interpretar textos, defeito natural, óbvio, em quem nunca leu porcaria nenhuma, ou quase nada. Li esses dias que ninguém deve se opor às livres manifestações de opiniões, mesmo quando tais opiniões sejam, na verdade, agressões à Ciência, à Cultura, às Artes e até mesmo uma agressão a famosa racionalidade humana – aquilo que dizem, nos faz “seres superiores”! Ninguém deve se opor a tais manifestações. Mas também não se deve calar diante de tantos absurdos!

Tristeza. Parasitária!

Não estou ironizando ao dizer que fico (muito) triste ao ver Xanxerê na lista dos municípios com passeata A FAVOR desse desgoverno. Aprecio minha cidade natal, tenho muitos amigos e muitas histórias vividas aqui e no Oeste. Daí ter que admitir que temos essa pandêmica contaminação por ignorância viral, bacteriana e intestinal me dá – eu acho – até tristeza parasitária. Deve ser prima daquela causada por vermes…Mas me apresso a corrigir: Os que protestam não são vermes, são apenas cidadãos desinformados, mal informados, desinformados e, nos casos mais graves, cidadãos (ãs) cujas mentes foram deformadas mesmo! Por anos na escuridão da ignorância… Gente que jamais pegou um livro ou viu um filme documentário sobre o golpe e sobre a ditadura de 1964.

Debaixo da Cama!

Há muitos outros episódios que merecem ser citados – e indicados para imprescindível leitura – mas os fatos de 64 são, hoje, os que ilustram melhor o que esse desgoverno está fazendo com os brasileiros…Ainda não sei se vou ter coragem para assistir a “manifestação-vergonheira”… Por enquanto estou com vontade de nem falar mais nada. E de me esconder debaixo da cama, de vergonha! Mas ainda pode ser que eu “garre” coragem e vá assistir. É bom para elevar a autoestima!!

 

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br