Ideal Agro Drones 226793
26/11/2020 às 08:32
Visualizações: 66561

Quirera Gourmet – 26/11/2020

Quirera Gourmet
Por: Flavio Carvalho

“Falar, até Papagaio Fala… Quero Ver é Fazer”!

Desci o morro da Miranda Ramos ontem, voltando da prefeitura onde o futuro Prefeito Oscar Martarello apresentou secretárias (os) de sua equipe de governo, pensando nos muitos sentidos dessa sentença que menospreza papagaios para cobrar compromissos de humanos. E gostei da rápida sessão de anúncios. A determinação das palavras com que Martarello e seu Vice, Adenilso Biasus anunciaram à imprensa xanxerense nomes de sua equipe, juntamente com sua filosofia de trabalho e linhas de ação para a administração municipal de Xanxerê entre 2021 e 2024, deu gosto de ouvir! Friso que não tenho compromisso, nem para elogiar, nem para criticar a futura administração. Mas recomendo, para quem não ouviu, que ouça nos sites locais as falas de ambos. Vale a pena conferir. Óbvio que são intenções, desejos, metas e maneiras com que eles pretendem gerenciar o município. Mesmo assim, foram claros, objetivos, e passaram a nítida impressão de que sabem muito bem o que pretendem fazer. Isso não é pouco. E é fiel ao que pregaram na campanha. O título desta nota é, por isso mesmo, um desafio, uma provocação, dedicada a eles. Condições para fazer, eles têm. Vamos conferir – e cobrar – para que as coisas aconteçam!

Mulheres no Poder!

Para corneteiros igual a eu mesmo que há tempos defendem a maior presença das mulheres brasileiras na política e em atividades públicas, ver o futuro prefeito de Xanxerê anunciar nomes de quatro mulheres, todas servidoras efetivas e concursadas, designadas para desempenhar funções de alta responsabilidade social e econômica, em cargos que exigem competência e dedicação, foi sem dúvidas uma alegria! Podem até achar que estou tentando agradar ou bajular, mas não se trata disso. Faço um desafio: Duvido que tenha, no Oeste e talvez até no estado, uma administração municipal onde áreas fundamentais como as de finanças, saúde, educação, assistência social sejam comandadas por mulheres, servidoras efetivas, concursadas e com experiência em suas respectivas áreas. Então aviso aos machistas de plantão: Elas estão onde chegaram porque trabalham muito bem, dominam suas atividades e conquistaram o respeito exclusivamente através de seu trabalho. Não há padrinhos, nem o famoso QI (Quem Indica), de quem quer que seja. Resta desejar a elas uma jornada de sucessos!

Sucesso e Boa Sorte!

Também gostei de ouvir Oscar Martarello reconhecer que apenas cerca de 35% dos xanxereenses elegeram ele e Biasus. Porém gostei mais ainda de ouvir que agora ele quer ser “prefeito de 100% dos xanxereenses”. Pode parecer óbvia essa declaração, para alguns xanxereenses novatos na campina…. Mas para quem acompanhou muitas administrações, o futuro prefeito fez muitíssimo bem em ressaltar esse aspecto. Governar para todos, ou para a maioria da população, é uma decisão justa, e inteligente! Lógico é reconhecer, também, que em começo de jornadas tudo parece mais bonito, fácil e promissor. E que com o andar da carruagem, as coisas podem não acontecer de forma como se imaginou. Então, de novo: “Falar até papagaio fala…”! Porém, nesta hora é praxe, costume, tradição, desejar aos novos futuros governantes todo o sucesso! Afinal, estamos todos neste barco chamado Xanxerê…. E aqui não é apenas um comentário de Jornalista, ou de colunista. É papo de cidadão, que mora aqui e não pretende mais mudar de município. Nem depois de morto!

Servidores Efetivos

Para quem não acompanhou, os nomes divulgados pelo futuro prefeito foram: Andreza Gallas, Servidora efetiva desde 2012, na Controladoria Geral do Município, função equivalente ao antigo cargo secretário municipal de finanças; Luciana Contini, Secretária Municipal de Assistência Social, efetiva desde 2003; Vera Lúcia Correia, Secretária Municipal de Educação, efetiva desde1988; Francis Mara Zago Pegoraro, Secretária Municipal da Saúde, efetiva desde 2011. O futuro prefeito também anunciou os nomes de Fernando Dal Zot na Procuradoria Geral do município; Luis Vicente Paglia Júnior, titular da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, efetivo desde 2002; e de Leandro Marzari Silva na Secretaria de Obras, Transportes e Serviços. Esses são os sete primeiros indicados pelo futuro prefeito para compor sua equipe de governo, que terá também a participação direta o Vice-prefeito Edenilso Biasus. Ele responderá pelas Secretarias de Administração, de Indústria e Comércio e da Agricultura. Conforme compromisso divulgado em campanha, tanto o prefeito como seu vice abriram mão de seus salários. De acordo com Biasus em seu discurso ontem, somente com as três secretarias acumuladas por ele, a economia do município será de aproximadamente R$ 50 mil mensais.

“Paz, Trabalho e União”

Ao anunciar sua equipe, o futuro chefe do Poder Executivo xanxerense, Oscar Martarello, fez questão e assinalar, também que suas escolhas, ao nomear exclusivamente servidores do quadro efetivo para funções de chefia, se constituía “num marco histórico, pois nenhum prefeito até agora compôs seu secretariado exclusivamente com servidores do quadro efetivo”, disse. Para Martarello isso significa “romper com a cultura de fazer indicações de cunho político-partidário. Vamos valorizar os servidores de carreira e eles saberão fazer a diferença”! Mas avisou: “ Não temos compromisso com o erro, com a incompetência e com a desonestidade. E ninguém é insubstituível”! O futuro prefeito terminou suas palavras reforçando sua palavra de “fazer o melhor para cada um dos xanxereenses” e governar o município com “paz, trabalho e união por Xanxerê”!

Expertise de Efetivos

Já trabalhei em cargos de confiança, tanto municipais como estaduais, e conheço muito bem a justíssima bronca de servidores efetivos que reclamam, com toda razão, por serem geralmente esquecidos, ignorados e até menosprezados sempre que se monta uma nova equipe de governo. É realmente um traço da cultura política brasileira que precisa ser deletado, se quisermos ter num futuro próximo um serviço público cada vez mais eficiente, justo e responsável. Como também frisou o futuro prefeito Martarello na apresentação dos nomes, servidores públicos têm salários pagos por impostos arrecadados da população, e são remunerados para prestar serviços a ela. É natural que erros e falhas aconteçam, igual a qualquer área da atividade humana. Mas no serviço público é preciso competência, transparência e disposição para o trabalho. E ninguém tem mais expertise nisso do que servidores que há anos, ou décadas, militam nessa nobre atividade de atender as necessidades da população!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br