Iluminado como sempre, e emocionante o depoimento de Gilberto Gil no “Criança Esperança” (segunda-feira à tarde) da Globo, ao comentar sobre Fé e sobre Ciência, e a inevitável e necessária Fé na Ciência! De tanto ouvir e ver tantas e diárias demonstrações de burrice e de ignorância explícitas, ouvir alguém dizer palavras inteligentes e positivas – mesmo em meio a esse tsunami de imbecilidade que nos navega – ouvir palavras inteligentes nos dão esperança de que nem tudo está perdido!
Admiro – e gostaria de conseguir imitar – pessoas que, igual a Gilberto Gil, conseguem com poucas palavras dizer o que muitos precisamos ouvir, especialmente “nessas horas”. Porque não conseguimos – eu e meus botões segurar, frear ou varrer para debaixo do tapete a indignação com tudo o que estamos vendo acontecer nesse triste Brasil. E mais ainda: Com a inacreditável aceitação muda, inclusive com olhar de paisagem da imensa maioria dos brasileiros, diante dos disparates praticados e defendidos pelo desgoverno Bolsonaro….
Impossível não relembrar a grande indignação popular produzida em 2013 por conta de muito menos do que acontece hoje. É que naqueles dias a imprensa em massa, e mais todos os poderes em mãos da elite econômica e política desse país apontavam que com o PT, Dilma, Lula et caterva, o país iria acabar! E que era só “tirar esses caras” que tudo vai melhorar!…Mentiram vergonhosamente e criminosamente! E até agora os líderes da revolta não tiveram a vergonha de assumir a catástrofe que geraram…
“Dar o tapa e esconder a mão” talvez retrate o que golpistas de péssimo caráter, acompanhados de brasileiros manipulados e conduzidos pela mão da Rede Globo e dos grandes bancos deste país fizeram e continuam fazendo – principalmente com o povo mais carente do Brasil. Desemprego e inflação, corrupção até para comprar vacinas são algumas das denúncias que a mesma Rede Globo faz hoje, timidamente e sem aquela ênfase de 2013. Denúncias que agora muitos dos mesmos golpistas rejeitam, e chamam de mentirosas. Sem apresentar provas, igual a sempre, imitando seu líder… Esse pessoal deve acreditar que eles são, todos, uns jênios, com jota! E que no Brasil só existem imbecis e idiotas, para não enxergar isso!
A História pode demorar a contar o que aconteceu neste país a partir de 2013. Mas um dia com certeza – e como sempre – a verdade virá! Para varrer a falsidade e a enganação, a manipulação de grande parte do povo brasileiro, que acredita em novela, aplaude a seleção e é facilmente “levado na conversa” e pior: Pelos mesmos que mandam neste país desde Pedro Álvares Cabral. E inclua aí militares, elites econômicas, políticos profissionais, maçonaria e uma lamentável tribo da classe média que aprecia “levar vantagem em tudo”!
Vai daí que é deprimente ter que reconhecer brasileiros que não enxergam mais que alguns palmos de onde sua vista alcança! Gente que não leu e nem vai ler a História, para saber quantas vezes fomos enganados e ludibriados pela fala de “gente do bem”, os donos do poder, a elite desse país! A mesma tantas vezes denunciada e esculhambada por Leonel Brizola e por outros brasileiros de valor! Aos que acham isso esquerdismo radical, proponho: Mostrem um (apenas um) líder da direita política nacional que seja reconhecido, aqui e no exterior, como um líder político que tenha se destacado, ou seja referência, como agente público!
Como escrevi antes, nessas horas gostaria de ter algumas gotas do “Zen” exibido por Gilberto Gil, ao aconselhar os brasileiros a ter mais Fé na Ciência. Porque a Ciência também faz parte da História. E a História já mostrou e provou que este país, muitas vezes, viu seu povo ser logrado, tapeado, enganado e desprezado por líderes políticos sem um mínimo de aptidão – e nem de vontade – para resolver sérios e inaceitáveis problemas sociais históricos da comunidade nacional!
Mas sempre se diz que males vem para o bem. E hoje estamos vendo bem isso: O Golpe que derrubou o PT do poder e a sequência de desvarios praticados até hoje já mostram claramente várias verdades: Não há interesse em ver a classe mais pobre desse país evoluir, formar filhos na faculdade e ter emprego garantido, para melhorar seu nível de vida. O que se viu desde a saída do PT foi a precarização e o aniquilamento de frágeis avanços conseguidos pelo PT para os mais pobres. E ao mesmo tempo, um forte sucateamento da máquina pública, com estatais sendo vendidas a preço de banana e sem justificativas. Apenas para “terceirizar” – algo que países de primeiro mundo já descartam, porque só piora as coisas! E sendo vendidas exatamente para grandes grupos econômicos, sempre interessados em terminar de espoliar o Brasil…
Nunca tive pretensões, nem projetos, de fama, de riqueza ou de reconhecimento. Me considero apenas um “nacional” de inteligência mediana e com boa dose de Cidadania e defesa da Justiça social. Defendo menos privilégios a poucos e mais oportunidades para muitos. A diferença básica, para mim, entre os governos do PT e os demais é que petistas procuraram (e nem sempre conseguiram) governar para a maioria do povo. Os demais governaram e querem continuar governando para os 30% da população melhor ”situados economicamente”, digamos. É isso! O resto é discurso anti – comunista, anti – socialista, anti- esquerdista e anti-petista. Ou no popular: Conversa para enganar trouxas!
Mas vamos lá: Sou brasileiro e (ainda) não desisto! Acredito que a eleição de 2022 vai começar a demonstrar que boa parte do povo brasileiro recobrou sua razão, ou começou a enxergar a besteira que foi conduzido a fazer – tipo boiada – na eleição de 2018. Minha esperança é baseada na pura e simples constatação de que a cada dia mais e mais brasileiros têm a nítida certeza de que foram, novamente, enganados por (mais) um “salvador da pátria”. E que salvador da pátria é pura balela, grandiosa mentira – que não pode mais ser aceita! Andar com fé eu vou! Valeu, Gil!