Com o fim do primeiro ano de mandato de prefeitos e vereadores, nos municípios do Alto Irani, ao menos, não foi possível enxergar quem tenha se destacado. Mas já existem nomes lançados como pré-candidatos a deputado estadual e federal. Ou seja, antes de mostrar serviço propriamente dito, alguns dos regiamente pagos por nós já querem massagem, perdão, sonham em “promoção”: Mordomias e alto salário, em Florianópolis, ou Brasília…Sem falar na fogueira das vaidades. E eles ainda tem a coragem de dizer, em voz alta, em público – e sem “ficar vermelho” – que estão trabalhando “pela comunidade”…
Assim é a política no Brasil, dizem. Porém, sempre tive cuidados antes de culpar os políticos, apesar de suas inegáveis e indefensáveis falcatruas e maracutaias. Porque eles estão onde estão porque votamos neles…. Então tem sentido algum se jogar pedras SÓ nos políticos…. Eles não são tartarugas que floresceram na árvore chamada Brasil. Alguém os colocou no galho! E também é incontestável que algumas manjadas “variantes” dos nossos políticos sejam iguais a Jabuticaba: Só tem no Brasil!
Então para ser justo é necessário admitir: Muitos eleitores ‘nacionais’ (de todos os estados), também só florescem e frutificam no Brasil! Especialmente gente que se identifica (às vezes sem saber) com ideias, práticas e atitudes claramente fascistas, quando não também falsas, racistas e preconceituosas. Com a volta de militares ao poder – pois não há mais dúvidas sobre quem manda nesse desgoverno – práticas da ultradireita, derivadas do fascismo viraram moda. E são denunciadas nas redes sociais…
Eleitores arrependidos de Bolsonaro, até mesmo os poucos que já admitem e reconhecem o erro, costumam ficar calados ao ouvir, por exemplo, que na próxima eleição é possível votar no Tiririca – o “pior que está não fica”. Isso justificado pelo fato de que, SE elegeu-se um Bolsonaro, pode-se eleger “qualquer coisa”… Principalmente se o (a) cidadão (ã) não se convenceu da burrada que colocou na urna, em 2018. A esses é bom lembrar: Erra é humano. Mas reconhecer o erro é ato de sabedoria!
Por não se convencer quero dizer: Continuar acreditando nas mesmas falsidades e nas mesmas pessoas que incentivaram o eleitor a votar no “Mito” em 2018. Está mais que provado que tais “formadores de opinião” estavam redondamente, e também ao cubo e ao quadrado, errados na opção aconselhada e votada. Errar é humano. Mas permanecer no erro era e é bur-ri-ce! Há, também, que se tirar do baú aquela velha e pouco usada sandália da humildade…Ninguém vai ficar de boca torta, se confessar que errou…
E a cada dia que passa se torna mais visível o estrago que esse desgoverno está causando ao país. A começar pela simples constatação que esse desgoverno é conduzido (bem assim) por (péssimos) militares. Militares que nunca fizeram boa coisa, sempre que assumiram governo, em qualquer país do mundo! Entre os militares – como entre qualquer categoria de cidadãos – existem muitas frutas podres.E bem conhecidas… A trajetória das Forças Armadas, visível e escancarada na História desse pais, tem méritos. Mas estes perdem, de goleada, para os “mal feitos”…
A falida e trágica história das suas práticas, mais a “nenhuma teoria” de militares para governar um país, por si só já explicam os vergonhosos resultados e as criminosas atitudes desse desgoverno que, para muitos que conseguem olhar para o futuro, sem esquecer do passado, já está eleito como o pior. De todos. Mais desastroso e mais incompetente que os governos dos “Generais presidentes” do golpe militar de 1964 – que alguns ainda tem a coragem e chamar de “revolução”, na cara dura……
A situação está tão feia, especialmente quanto ao custo de vida e a expectativa de melhoras – especialmente para as camadas mais pobres da população – que poucos ainda tem coragem de defender esse desgoverno. O máximo que se consegue ouvir, (não é para rir) é.… o silêncio! A começar pela grande imprensa e pelas próprias emissoras de rádio do interior! “Não se ouve um ái”, ninguém critica mais nada! E simplesmente ninguém mais quer ouvir o povo sobre o que está achando. É proibido criticar porque “a obra” que está aí na nossa frente, foi feita há muitas mãos…Porém, fosse o PT no poder, caía a máscara!
No fundo muita gente que ainda defende Bolsonaro passou a acreditar que TODA a esquerda brasileira (incluindo é lógico Lula, PT e Cia), é o próprio…COMUNISMO! Acredito que muitos dos que pensam assim SABEM que isso NÃO É VERDADE…, mas o orgulho, a arrogância, a soberba – e até a honestidade – os impede de falar a verdade. E na falta de outro argumento para seguir defendendo esse desgoverno… sacam do velho coldre esse ultrapassado trabuco,a deslavada mentira, histórica, pois é a mesma usada em 1964, pelos militares, para enganar o povo brasileiro: “A Ameaça Comunista”!
Alguns também sabem que o comunismo – esse, difundido pelos militares como verdadeiro e ameaçador – sequer ainda existe no mundo de hoje. E na maioria dos países, os comunistas, filiados a partidos, são cidadãos iguais aos demais, inclusive na aparência e na criminalidade: Não é verdade que eles façam churrasco de criancinhas, nem que eles vão tomar sua casa, seu carro, “sua mulher” (muitos, ainda hoje, se consideram donos delas), e outras baboseiras que se escuta por aí, saindo da boca de militares e seus simpatizantes! Mentiras, para enganar trouxas, para dar argumento a ignorantes…E para eleger Bolsonaros, Tiriricas e outros…