Ferragem Xanxerê 216950
07/03/2022 às 08:07
Visualizações: 12969

Quirera Gourmet – 07/03/2022

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Merísio “Lulou”…

Surpreendente, para muitos – e decepcionante para outros tantos – a declaração pública do Ex-deputado Merísio de apoio à candidatura de Lula a Presidente agitou o carnaval da política catarinense. A ‘bomba’ corria na Rádio Corredor semanas antes, mas sem credibilidade, nem motivo claro que justificasse, ou que ao menos explicasse, a virada de mesa. E assim continua: Até agora a razão do apoio a Lula seria – de acordo com a notícia que circulou – o PSDB ter escolhido, na prévia do partido, o Governador João Dória, de São Paulo, candidato à presidência. Merísio estava no PSDB há pouco mais de um ano, e apoiava o nome do Governador Gaúcho, Eduardo Leite – derrotado na prévia, para disputar a eleição a presidente. O PSDB/SC confirmou sua saída da sigla.

Outros 500…

Ligado mais ao meio empresarial que à política – desde a eleição de 2018, quando foi derrotado pelo atual Governador Carlos Moisés – nos bastidores a justificativa para Merísio mudar de barco seria (dizem…) a mesma de muitos empresários que apoiaram Bolsonaro em 2018: Decepção com seu desgoverno e decisão formada em não apoiar a sua reeleição. Até aí, nenhuma novidade! E uma atitude coerente, como demonstram as pesquisas de avaliação do atual governo federal… Mas daí a apoiar Lula, … lá se vão outros 500, ou 700… A parcela da população e os líderes da política catarinense fiéis ao Ex-deputado sempre foram claramente anti – PT e principalmente anti – Lula! E isso não é segredo para ninguém…

Fora da Curva

Então a pergunta sem resposta até agora é exatamente “porque Lula”?? Há outros nomes em campanha a presidente! Quem acompanha a trajetória de Merísio e para os que o apoiam, a escolha do “sapo barbudo”(como o chamou Brizola) é completamente fora da curva. Isso mesmo considerando que, para derrotar o MDB nas eleições municipais de Xanxerê, anos atrás o Ex-deputado teria, segundo más línguas, “redirecionado” votos do MDB para o PT. A comunidade política de apoio a ele e a João Rodrigues, atual prefeito de Chapecó, sempre foi de total oposição e de incessante combate a tudo que viesse do PT e de Lula…

As Nuvens de Tancredo?

Dizem ser de Tancredo Neves a célebre sentença que compara a política brasileira às nuvens: “A cada vez que você olha para elas tudo está diferente”…Pode! E há quem acredite que seja esta a razão de tamanha “virada de casaca”. Mas, também é bom lembrar outra situação famosa: Durante os dois mandatos do governador emedebista Luis Henrique da Silveira – Merísio, deputado estadual, foi alçado à notoriedade que o credenciou a se candidatar a governador! Naqueles dias, de “tríplice aliança”, ele cultivou – e gostou muitíssimo – de ser considerado um “hábil estrategista político”, inclusive conseguindo, em seguida, se eleger por duas vezes presidente da Assembleia Legislativa de SC…

Estrategista

Nada contra alguém mudar de partido e muito menos quanto a ele apoiar Lula – ou qualquer outro candidato. Mas que é uma mudança ultrarradical, não restam dúvidas! O Ex-deputado poderia perfeitamente, por exemplo, apoiar um Ciro Gomes, sem causar tamanhos constrangimentos ”entre seus pares”, com a opção Lula. Mas, cada um…cada um! E não se pode descartar – diante de sua predileção por estratégias – que seu declarado apoio a Lula seja apenas o primeiro lance de outras futuras jogadas, no xadrez da política catarina. Xadrez – que também vale lembrar – é o jogo que deu a Merísio medalha de ouro em Jogos Abertos de SC, na sua juventude…

Balão de Ensaio?

Não sei se pelo famoso ódio ao PT e a Lula, ou se por imediato desprezo a Merísio após sua declaração de apoio a Lula, ninguém da “grandiosa e democrática” imprensa catarinense (local, regional e estadual) se preocupou em ouvir – do agora lulista – as razões de sua virada de mesa. Este reles escrevinhador, aqui do buraco da trincheira de Quirera, sentiu forte cheiro dos famosos “balões de ensaio”. Para quem esqueceu ou não sabe, traduzo: Quando há dúvidas e incertezas quanto a uma reviravolta no cenário político, lança-se uma notícia-bomba, um “balão de ensaio” e aguarda-se a repercussão popular. Ou, em outras palavras, alguém “se faz de morto, para ver quem vem ao velório”…

Partida de Xadrez!

Umas das muitas falsas certezas, ou “verdades nunca comprovadas” da política catarinense decreta que por aqui “o PT jamais venceria uma eleição para o governo do estado”! E isso porque a classe empresarial catarina, de goleada, é amplamente anti – PT. Aqui e nos estados do Sul, com força menor no “Rio Grande amado”, onde o PT já governou uma vez, com Olívio Dutra. O PT catarinense sabe de suas reduzidas chances de vencer uma eleição para governador. Uma das broncas do MDB com o PT catarina (e vice-versa) – inclusive em Xanxerê – é o fato de o PT jamais ter concordado em formalizar uma chapa para disputar a prefeitura de Xanxerê sendo vice numa chapa encabeçada pelo MDB…. Estaria o PT Catarina tentando chegar à Casa D’Agronômica ‘pela porta dos fundos’, de carona com Merísio na cabeça de chapa (ou vice-versa)? A partida de xadrez está apenas no começo…

Em Tempo 1

Lula só se elegeu presidente após aliar-se, surpreendentemente, a José de Alencar, um empresário poderoso e respeitado em seu meio, porém à época sem qualquer expressão político-partidária. Merísio é tido como hábil político e, diz a Rádio Corredor, ocupa cargos na direção da poderosa JBS, uma das maiores empresas da área de proteína animal da América Latina e do mundo. E provavelmente a maior de Santa Catarina, desde que adquiriu o controle acionário das antigas Sadia e Perdigão….Então, aos apaixonados pelo Ex-deputado e fanáticos anti – PT, seria a hora de recomendar: Prudência, sangue doce e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém….

Em Tempo 2

A inesperada opção de Merísio tem ainda um “outro lado”: Serve para lembrar que política se faz com a cabeça, não com coração, nem com amor, nem com ódio…E aos que passaram anos odiando e exorcizando, Lula, o PT e tudo o que se refere a ele, recomenda-se comprar uma cartilha do be-a-bá da política brasileira. Ou ler alguns livros de História desse país. Cultivar ódio ou exorcizar partidos e personagens da política tupiniquim é apenas escancarar a decantada “ignorância política e histórica” de muita gente…Gente que inclusive se autodenomina de “gente do bem”. Talvez agora se enxerguem como gente “do bem”…mal informada!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br