Conforme previsto aqui na Quirera, um novo nome surge “do nada, assim por acaso”, ou “quando ninguém esperava” – como se diz por aí em inocentes rodas zapianas – para disputar a presidência da república do que sobrou do Brasil. É a afamada “Terceira Via” lançada brilhantemente pela Rede Globo – maior porta voz da direita na grande imprensa – com Pedro Bial de empresário. Chama-se Eduardo leite e é Governador do estado do Rio Grande do Sul, nosso prezado vizinho logo ali. Tudo aconteceu dentro da normalidade recomendada para disfarçar que Leite é fruto de planejamento, estratégia e bem na hora de uma urgente e necessária terceira via, um nome novo, de novo!
E o gol inicial marcado pelo pré-presidenciável foi um ultra ensaiado salto para fora do armário: Reconheceu que é homossexual e isso também parece contar pontos para alçar a candidatura. E se contar mesmo, melhor para ele. Mas aqui entre nós, ele precisaria ter mais algumas qualidades ou virtudes, mesmo, divulgadas. Não alcancei ainda como o fato de ser gay possa ajudar alguém a ser bom político. Acho excelente assumir sua orientação sexual, mas isso, na política hoje, não vem ao caso – como diria Sérgio Moro. Mas Tico e Teco me alertaram: Se ele não saísse do armário o “lançamento” daria chabú…Note-se ainda que o fato de assumir publicamente o que já é, teve muito mais visibilidade do que ele dizer que não se arrepende de ter votado em Bolsonaro. E daí, precisa dizer mais nada, né não?
Eu não tenho dúvidas de que Leite e outros nomes “novos”, pelo fato de serem “novos” ou por outro motivo qualquer
– Incluindo terem saído do armário – possam se eleger presidente do antigo Brasil. Depois que elegemos o estrupício que nos assola, tudo é possível! E digo isso falando sério! Nada contra Eduardo Leite – só o fato dele ter cortado salários de professores na Pandemia…! E de continuar dizendo que apoia o atual despresidente… Mas é engraçado – não fosse trágico – ver como a mídia porta voz e porta retrato dos donos da grana, da elite econômica, escolhe e lança candidatos a presidente do maior Ex- país da América Latina! Em breve veremos declarações apaixonadas e revelações fantásticas sobre as qualidades do candidato novo, que vai, de novo, salvar o Brasil! E desta vez o Brasil destruído duas vezes: pelo PT e pelo atual mandatário….
Outro fato que vem sendo comentado sobre o novo pré – presidenciável é a constatação de que ele não fez questão alguma de assumir sua sexualidade em 2018, ao se lançar candidato ao governo gaúcho. Porque será? Já existiam gays eleitores então…Porém sabe-se que o machismo brasileiro e gaúcho não é lá muito simpático às chamadas “certas orientações”, ou opções, sexuais. A Homofobia (ódio a gays) tem sido apontada como responsável por muitos homicídios, faz tempo… Mas sabendo ou não que ele era gay, a gauchada elegeu Leite governador. O que não deixa de ser algo positivo. Afinal, o que cada um faz na sua vida privada deve interessar apenas a cada um! Por outro lado, é bom também lembrar que “mau elemento” é uma classe social espalhada, disseminada, entre todas outras camadas da população, inclusive entre gays!
E para satisfazer os eternos críticos das “nossas excelências” – os políticos brasucas – Leite, veja bem dois, pode ser o primeiro candidato a presidente disso que sobrou do Brasil ao se assumir gay! Uma agradável surpresa aos que diziam que “tem de tudo”, na política. Gay e candidato a presidente do país ainda não tínhamos, até agora, ao menos assim assumidamente. E Leite deixou bem claro: Não é um candidato gay. É um gay que pretende assumir a candidatura, o que não é a mesma coisa… para quem já teve candidatos doidos tipo aquele que denunciou a comunistíssima União das Repúblicas Socialistas da América latina – a URSAL, de saudosa memória, … gay candidato nem assusta. Nada novo!
Esse emprego, de presidente do que sobrou do Brasil, deve ainda nos oferecer outros candidatos-pérolas, misturados às batatas, além do sensacional lançamento de Eduardo Leite, pela Rede Globo! E isso também não deixa de ser novidade, pois embora já tenha lançado e apoiado, por trás das bombas, muitos candidatos a presidente, é a primeira vez, também, que a Globo sozinha lança, abertamente, um. E do PSDB, é lógico! Afinal o partido do Aécio, do Serra, do FHC, do Alckmin, e do Dória! Só tem gente do bem! É o pai da criança, ou do golpe – que deu nisso que estamos vendo… Ma-ga-vi-lha! E o que se espera agora é que a Record e o SBT também lancem seus candidatos. O Brasil vai assim. Ou está desse jeito!
Para reforçar a tese desta Quirera Gourmet de que estamos andando de ré, acelerados rumo às cavernas, crescem sinais de que o Congresso nacional – a toca onde abrigamos as “nossas excelências” – é bem capaz de aprovar o atraso do retorno ao voto no papel, para termos de volta aquele outro circo romano chamado “apuração dos votos”, contados manualmente! Aguarda-se que o despresidente apresente as provas que diz ter contra a urna eletrônica. E acredita-se que nem ele acredita nas tais provas, …vindo dele, é bom sempre pensar no pior! Dizem ainda que depois do voto no papel a próxima “novidade” do atual governo será… ressuscitar os orelhões! Massa!!
A política brasileira anda muito feia na foto, mesmo! E só piora a cada eleição! E os eleitores culpam, é lógico, os políticos! E esses, todos nós sabemos, são eleitos pelos… eleitores. Ou seja – e para deixar mais claro: Por nós! E não vale dizer que você “não votou nisso que taí”, ou o temos para o momento – um presidente cuja vergonha entranhada nos brasileiros entrou já, para a História! Porque você poderia ter explicado melhor, ser mais incisivo nos porquês não era bom votar nele! Para fazer justiça, que tal, para variar, a gente dar uma olhadinha para o eleitor brasileiro, ao invés de culpar SÓ os políticos?? E por falar nisso: notamos que está cada vez mais raro encontrou quem “votou no óme”! “Todo mundo”, agora entre os eleitores, votou em branco, já viu isso”
Se a gente descobriu, com o advento do desgoverno Bolsonaro, que estamos cercados por gente muito mais “enganável” (para não dizer palavrão), e em número bem maior ao que esperávamos, é razoável que utilizemos essa descoberta, essa régua, para medir o que teremos pela frente, capítche? Ou seja: Será fácil, de novo, levar boa parte do “leitorado” na conversa do…novo! Acredito que o modelito do novo agora será a famosa e muito bem falada, sempre, “Dona Terceira Via”! Isso para não votar nem na vertente PT, nem no filão do atual despresidente… Existem as mulheres de má-fama, dizem, iguais a essas duas vertentes aí atrás… Mas essa Dona Terceira Via – já vou adiantando – é uma “Nobre senhora acima de qualquer suspeita”, um espírito superior, algo de outro mundo!!! E, pasmem: “sem os pecados, roubalheiras e defeitos tanto da esquerda quanto da direita – embora seja filha das duas”. Tá ligado???
Não se pense que estou lastimando ou condenando escolhas dos presidenciáveis que, daqui para frente, devem ser muito frequentes. Estou apenas transmitindo o jogo, contar o que enxergo aqui da minha nave, sobrevoando, com drone eólico, a Quirera em que nos encontramos. Vejo, falando sério, que mesmo com tantas armações, teatrinhos, grandes e enormes palhaçadas que haveremos de assistir – e rir, porque chorar é pior – a coisa Vai Mal! Muito Mal! Li esses dias e vou postar aqui, nesta semana, artigo quem que cientistas pesquisaram, analisaram, estudaram e chegaram à conclusão que as redes sociais podem levar a Humanidade, a nossa sociedade humana, ao completo caos. E destruir tudo! No centro de tudo, a mentira! Talvez seja o coroamento dessa História de regredir, voltar para trás…E vamos nós!