Agro Chama 2024 – Topo 230783
02/12/2020 às 07:39
Visualizações: 34353

Quirera Gourmet – 02/12/2020

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

O NOVO CONTO DO VIGÁRIO

Queridíssimo Papai Noel!

O Natal está logo ali e 2020 caminha para seu final sem dar sinais se o senhor poderá ou não trazer presentes para o Planeta Terra e aos nossos desacorçoados inquilinos. Não sei se o senhor está a par das notícias, mas temos travado aqui cerradas batalhas contra uma Pandemia – que já matou alguns milhões, e também contra outra pandemia, a do negativismo, que já emburreceu milhares, nem se sabe quantos. Os infectados por esta revelam uma ignorância cega e impressionante: Juram que a terra é plana, que vacinas produzem doenças, que os chineses querem matar a metade, ou toda a raça humana, que Jesus foi visto, neste ano, trepado numa goiabeira… E até – mas não finalmente, que o despresidente do quintal dos estados Unidos, antigamente chamado de Brasil, não é corrupto, nem entreguista, nem incompetente. Não quero desestimular sua visita anual, e só lhe conto tais barbaridades com medo de que o senhor possa nos dar um inédito cano e deixar de fazer sua visitinha, sempre muito aguardada e benvinda. E também para lhe tranquilizar: Mesmo com a Pandemia da ignorância, ao menos até agora ninguém falou que Papai Noel não existe! Mas nesse ano, tudo é possível…

Conto do Vigário I

Até agora, Papai Noel, os negacionistas têm concentrado seus ataques na Ciência, na Geografia, na História… E também estão negando que fizeram juras e solenes promessas de que era só tirar o PT que tudo iria melhorar! Isso tudo acontece bem aqui nesse atual quintal dos Estados Unidos da América, outrora chamado Brasil, repito. Pior de tudo, Seo Noel (permita que o trate assim), é que depois também prometeram que surgiriam milhares de empregos, trazidos pelas reformas Trabalhista e da Previdência, e que todos iriam sair ganhando. Mas o que se vê até agora, há menos de quatro semanas para o fim do ano, é exatamente o contrário das promessas: Tanto patrões como empregados estão desconsolados. Alguns poucos teimosos ainda botam a culpa de tudo na Pandemia, a primeira, do Coronavírus. Mas a segunda, essa do negativismo e da ignorância é muito pior! Porém, nesses últimos dias os mais espertos e os não infectados pelo vírus da ignorância começaram a desconfiar que caímos num tal “Conto do Vigário”, que acredito que o senhor não conheça…

A Versão Atual

O Conto do Vigário, Seo Noel, aconteceu pela primeira vez lá no século XVIII, aqui mesmo no Ex-Brasil, na cidade de Ouro Preto e entre duas paróquias: a de Pilar e a da Conceição que queriam a mesma imagem de Nossa Senhora. Um dos vigários propôs que amarrassem a santa no burro ali presente e o colocasse entre as duas igrejas. A igreja que o burro tomasse direção ficaria com a santa. Acontece que o burro era do vigário da igreja de Pilar e o burro se direcionou para lá deixando o vigário vigarista com a imagem. Na versão do Conto do Vigário dos dias atuais a Santa é o Brasil. E o vigário vigarista, Seo Noel, é o Tio Sam, através de seu gerente, conhecido por Trump, presidente dos Estados Unidos, que é na verdade o dono do burro…E o burro, Seo Noel atende pela alcunha de Bostonaro, e é hoje um muar reconhecido mundialmente, e pior: Se apresenta a todos como o despresidente do antigo Brasil. Socorro, Seo Noel! Viramos piada mundial!

Vassouras Ungidas!

Por aí o senhor pode avaliar o tamanho da enrascada. O Tio Sam e seus acionistas majoritários, os países mais poderosos deste desacreditado Planeta Terra, deitam e rolam, hoje, no antigo Brasil: Compraram, a preço de banana, praticamente todo o petróleo do Pré-sal. Esses dólares que viriam do Pré-Sal, Seo Noel, deveriam ser de grande valia aos habitantes do antigo Brasil. Essa grana toda era para que esses habitantes – aqui conhecidos como “povo” – tivessem significativa melhora na educação de suas crianças, adolescentes, adultos e idosos. É que nosso povo tem elevadas parcelas de gente ignorante, que sequer conheceu ou se interessa pela própria História. Para o Senhor ter uma ideia, em muitas regiões do antigo Brasil – inclusive no Sul, onde dizia-se que habitavam cultos e esclarecidos descendentes de europeus – a coisa está bem feia: Falsos profetas enriquecem vendendo objetos, desde vassouras até preservativos, que seriam ungidos por Deus, para os salvar do inferno… E enganam o povo mais incauto, tomam seu já raro dinheirinho!  Nessa região Sul, Seo Noel, muita gente está apavorada com selvagerias inaceitáveis e frequentes, como manifestações de racismo, de vergonhosos preconceitos e violências contra mulheres, gays, negros, imigrantes e pobres em geral!

O Burro que não é Culpado

Mas nosso calvário, Seo Noel, inclui ainda vários grandes retrocessos: Devastam a Amazônia, queimam o pantanal, colocam terraplanistas como ministros de estado…. Hoje muitos temem que neste antigo Brasil estejamos a caminho da idade das cavernas – uma época em que o senhor nem havia nascido ainda, marcada pela escuridão, por mentiras deslavadas e pela idolatria de falsos profetas. Exemplo disso é que este Ex-Brasil, orgulhosamente chamado por muitos até pouco tempo como “O celeiro do mundo”, hoje anda importando até soja – um produto que tem aqui mesmo no Ex-Brasil, o maior produtor mundial. E semanas atrás a falta de arroz – arroz mesmo, cereal que compõe a ração básica do povo, juntamente com o feijão – aumentou vertiginosamente de preço, para desespero do povo mais pobre. E na sequência aumentou tudo: Gás, energia elétrica, remédios, comida…e ontem o despresidente e seu desgoverno novamente indignou a todos com sua obscura e baixa inteligência, ao afirmar que ele não tem culpa pelo fato de o salário mínimo não cobrir sequer as necessidades mínimas de alimentação do povo!

Sem perspectivas

Queridíssimo Noel… Como o senhor mesmo poderá ver quando nos visitar, a coisa aqui tá bem feia! Mais feia que acidente ferroviário, pior que colisão de trens! Principalmente se a gente analisar o desgoverno que nos assola feito praga. Então, Seo Noel, nós aqui dessa Quirera Gourmet não queremos pedir nada para nós neste Natal. Não, não é porque deixamos de acreditar no senhor, ou porque querem nos fazer crer que Papai Noel não existe… sabemos que o senhor existe, sim! É que diante de tanta gente, novamente, pedindo esmolas e ajuda nas ruas, de tantos jovens, homens e mulheres, sem trabalho, sem renda…E pior: Sem nenhuma perspectiva de melhoras, com tanta gente desiludida diante da paralisia e indiferença do desgoverno para as crescentes necessidades do povo mais pobre! Diante nisso não pedimos presentes materiais…

Um Pacotinho de Luz…

Então nós gostaríamos, humildemente, de lhe sugerir um outro tipo de presente neste Natal: Seo Noel, por favor e pelamordedeus: Traz de presente para o povo do Brasil um raio de luz para suas mentes, mesmo que seja na forma de um pacotinho, apenas, de inteligência e de esperança! Para que esse presente ilumine corações e mentes! Quiçá assim todos, ou a maioria, ainda consigam recobrar a razão! E talvez passem a falar – ao menos nessa proximidade do Natal – com o amor que todos escondem em seus corações! Corações e amores que andam escondidos lá no fundo do baú, há alguns anos… Se o senhor atender nosso pedido, será o melhor presente que os habitantes desse ex-Brasil receberão, talvez em toda a sua vida!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br