A professora Eliane Aparecida Zenaro Ribeiro levou o município de Passos Maia a disputar mais uma vez o prêmio “Ação Destaque 2018”. Promovido pelo Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), o evento aconteceu entre a última quarta-feira e esta sexta-feira, dia 19, em Curitiba (PR), quando foram divulgados os classificados.
Entre mais de 200 inscritos de várias regiões do país, Passos Maia ficou em terceiro lugar ao concorrer com o projeto “Fábulas: A importância da Leitura na Família”. A ideia envolveu alunos do quinto ano da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida. A turma fez atividades práticas e produziu um livro de fábulas.
Além dos estudantes, as famílias foram envolvidas no projeto, já que a obra também foi lida pelos familiares dos alunos. “Um capítulo especial desse livro foi sobre o papagaio-de-peito-roxo, porque as fábulas são escritas a partir de animais, então nós visitamos o Parque Nacional das Araucárias e eles escreveram”, detalhou a professora.
Eliane recebeu um troféu e uma premiação de R$ 1 mil pela terceira colocação no concurso do Sefe, que tem o objetivo de incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas por professores, diretores, e equipes das secretarias municipais de educação de várias regiões brasileiras atendidas pelo sistema, aderido pela Secretaria de Educação de Passos Maia ainda em 2015.
Além do livro de fábulas, o projeto desenvolvido por Eliane deu origem à obra “Bichonário”, uma espécie de dicionário de animais. “Foram pesquisadas as características, alimentação, habitat, vários itens”, explicou a professora, comemorando o resultado. “Foi muito gratificante ter ficado entre os três, dentre muitos que participaram. Valeu muito a pena”.
Além do evento de premiação, o VI Seminário Nacional de Gestores Municipais foi realizado em Curitiba. O encontro teve a participação de representantes da Secretaria de Educação de Passos Maia.
AssessCom