O Procon de Xanxerê realizou na terça-feira (18), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, uma palestra para alertar os idosos sobre golpes que vêm sendo aplicados, especialmente o do empréstimo consignado sem solicitação.
A palestra foi realizada na sede do Programa de Envelhecimento Ativo e contou com a presença de muitos idosos que frequentam os programas ofertados pela Secretaria de Assistência Social.
A coordenadora-executiva do Procon de Xanxerê, Eduarda Cristina Schuckes, que proferiu a palestra, destacou que há muitos casos de golpes que estão sendo aplicados em Xanxerê e vitimando principalmente idosos. “Aproveitamos a oportunidade para explicar como eles devem proceder, as formas de buscar atendimento e ajuda junto ao Procon, de forma gratuita, distribuímos a Cartilha do Consumidor, que contém explicações básicas acerca das relações de consumo, e também explicamos as áreas de abrangência do Procon”.
Eduarda enfatiza que explicou aos idosos a maneira como alguns golpes estão sendo aplicados, a exemplo do golpe do motoboy, da central do banco, do whatsapp. “Os idosos elogiaram a iniciativa e a importância deste tipo de ação para auxiliar nessas questões, pois muitas vezes as pessoas são vítimas de golpes e não sabem como proceder e nem a forma de buscar auxílio para reverter a situação”.
Na quarta-feira (19) o Procon de Xanxerê já começou a receber pedidos de agendamento de horário em busca de auxílio por parte dos idosos que estiveram presentes na palestra.