A equipe do Procon de Xanxerê tem orientado os consumidores quanto aos empréstimos realizados via telefone. A procura por tais informação aumentou nos últimos dias e, por conta disso, o Procon recomenda atenção em ofertas de financiamentos. Para aplicar o golpe, a suposta empresa financeira busca contato com o consumidor, ofertando crédito facilitado e solicitando depósito para pagamento de taxas de contrato. O coordenador do Procon de Xanxerê, Winicius Pertile, orienta que na maioria dos casos o pagamentos das taxas é feito em contas de pessoa física.
Para evitar transtornos, o Procon de Xanxerê orienta:
– Pessoa jurídica: Na maioria dos casos é indicado financeira estabelecida no mercado, recomendo-se o contato diretamente com os meio de comunicação da financeira se há processo interno de liberação de financiamento do nome do consumidor.
– Pagamento antecipado: sempre questionar o motivo da solicitação, verificar os dados bancários repassados para depósito, se realmente é titular a financeira indicada, em caso de dúvida NÃO efetue qualquer pagamento antecipado.
– Boletim de Ocorrência: Recomenda-se o registro de Boletim de Ocorrência junto a delegacia de polícia Civil, para apurações pertinentes.
– Procure os órgão de proteção de defesa do consumidor
AssessC0m