Com o objetivo de construir propostas e diretrizes que reflitam as necessidades e anseios da população de Xanxerê, a Prefeitura de Xanxerê está realizando nesta quinta e sexta-feira (03 e 04) a 6ª Conferência Municipal das Cidades.
Durante a conferência, busca-se construir propostas que reflitam as necessidades e os anseios da população, visando um desenvolvimento urbano mais justo, inclusivo e sustentável. Nos dois dias de evento, serão elaboradas e votadas propostas tanto de abrangência municipal, como de abrangência estadual e/ou nacional.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Os eixos temáticos da 6ª conferência municipal das cidades são articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento de políticas públicas; gestão estratégica e financiamento; e grandes temas transversais.
Estiveram presentes na abertura do evento, nesta quinta-feira (03) o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, o secretário de estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, que representou o Governo do estado e foi um dos palestrantes, o secretário de Obras, Transportes e Serviços e membro da comissão organizadora da conferência, Leandro Marzari Silva, o vereador Vinicius Crenonini, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Davi Pinto de Oliveira, o procurador-geral do Município, Pedro Piccini, o secretário de Administração e Finanças, Carlos Peretti, e a secretária de Assistência Social, Fabiana Mascarello.
A primeira noite da conferência contou com as palestras do secretário de estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, que abordou o tema Cidades Resilientes, do doutor em gestão de Design, Jorge Elias Dolzan, que falou sobre Cidades Inteligentes, e do coordenador do Comitê de Crise do CREA-SC, que falou sobre o Comitê de Crise do CREA-SC.
Nesta sexta-feira (04) será feita a apresentação e aprovação do regimento da conferência, apresentação dos eixos temáticos, bem como a inscrição e eleição dos delegados para a etapa estadual.
O secretário de Obras, Transportes e Serviços e membro da comissão organizadora da conferência, Leandro Marzari Silva, destacou que a conferência visa debater entre profissionais do setor, sociedade civil e ente público, temas de interesse comum da comunidade, demandas atuais e futuras, resoluções de problemas e sugestões de melhorias. “Aqui vamos debater o que de fato é importante para o município no momento, a exemplo do desenvolvimento sustentável, mobilidade, senso comum de melhorias para todos, visando melhorias e buscando pleitear recursos.”