A Administração Municipal de Xanxerê encaminhou para votação na Câmara de Vereadores, projeto de lei complementar nº 007/2022 o qual estabelece critérios técnicos, de mérito e de desempenho e a participação da comunidade escolar para a seleção de diretores(as) dos estabelecimentos de ensino da rede municipal de ensino de Xanxerê. A Gestão Democrática do Ensino Público Municipal será realizada através da participação da Comunidade Escolar, representada pelo Conselho Escolar e Associação de Pais e Professores (APP), na escolha do Plano de Gestão Escolar das unidades escolares. O exercício das funções de direção de unidades escolares é reservado aos profissionais da carreira do Magistério Público da Educação Básica da rede municipal de ensino que tenham cumprido estágio probatório em pelo menos um vínculo de 20 horas. O processo de escolha dos Diretores Escolares da Rede Municipal de Ensino terá por objetivo a aferição da competência técnico-pedagógica dos candidatos e contará com a participação da comunidade escolar, representada pela APP e Conselho de Escolar na avaliação do Plano de Gestão Escolar. Na tarde da segunda-feira (22) o Procurador-Geral do Município, Fernando Dal Zot, explanou o projeto de lei para os atuais diretores escolares, informando sobre as mudanças previstas. Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Educação realizará reunião com os professores da rede municipal de ensino interessados em ocupar a função de diretor escolar explicando sobre os critérios para participar do processo de escolha.