Com o intuito de acolher e dar suporte à integração social dos estrangeiros que chegam a Xanxerê para dar início a uma nova vida, a Prefeitura de Xanxerê, com o apoio de entidades, realizará a segunda edição do Dia da Família Migrante.
O evento será realizado no dia 29 de junho, no Salão da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, das 13h às 17h, e é uma parceria entre Prefeitura de Xanxerê, Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, Lions Clube Internacional, Leo Clube, Unoesc Xanxerê, Fisk Xanxerê, ACIX, CDL, SESC, Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Xanxerê (AMA) e Associação Criança Amor e Saúde (ACAS).
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
No dia serão disponibilizados atendimentos através de profissionais da Secretaria de Assistência Social, com orientação, agendas de atendimentos e encaminhamentos através do CRAS, orientação de cadastro e atualização do CadÚnico, orientações das violações de direito por meio do CREAS, e conscientização Trabalho Infantil.
A Secretaria de Saúde fará a verificação da Carteira de Vacinação e aplicação da vacina da Influenza, orientações sobre higiene bucal, bem como a realização de teste rápido de HIV/Hepatites e sífilis.
O Procurador-Geral do Município, Fernando Dal Zot, fará uma palestra das 14h40 às 15h com o tema Violência Doméstica. A Secretaria de Educação terá uma oficina de acolhimento da cultura dos migrantes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará no local prestando orientação para regularização da documentação de estrangeiros residentes no município através do Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI) e com a oferta de vagas de emprego disponíveis no SINE.
O curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê realizará pesquisa sobre como está a saúde mental dos migrantes e, a partir desse levantamento das demandas, irá chamá-los para atendimentos psicológicos no SAP.
Já a ACIX estará no local com as vagas de emprego disponíveis nas empresas e indústrias xanxerenses e com a realização de cadastro e atualização de currículos no site empregosxanxere.com.br. A CDL também estará ofertando as vagas de trabalho no comércio local, além de atividades recreativas.
O Corpo de Bombeiros estará prestando orientações de segurança aos migrantes. A AMA fará orientações sobre o autismo, já a ACAS e o SESC estarão presentes com atividades recreativas. Os clubes de serviço farão a distribuição de lanches a todos os participantes. A escola de idiomas FISK Xanxerê disponibilizará novamente tradutores para auxiliar na comunicação com os estrangeiros no dia do evento.