Durante audiência pública para avaliação das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 realizada na manhã desta quarta-feira (26), foram apresentados os dados de que o município encerrou o terceiro quadrimestre de 2024 com um superávit de R$ 14.085.243,04.
Conforme a Controladora-Geral do Município, Andreza Gallas, o resultado é bastante positivo, pois demonstra que o município de Xanxerê arrecadou ao longo de 2024 mais do que gastou. O superávit é revertido pelo município em contrapartidas de obras que são realizadas pela Administração Municipal nas mais diversas áreas, como saúde, educação, cultura, infraestrutura, desenvolvimento econômico.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
A folha de pagamento do Poder Executivo Municipal fechou o 3º quadrimestre de 2024 em 42,11%, bem abaixo do limite de alerta e prudencial.
Já a aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde fechou o 3º quadrimestre de 2024 em 21,41%. A manutenção e desenvolvimento do ensino ficou em 25,58% e a aplicação dos 70% em remuneração dos profissionais da Educação com recursos recebidos do FUNDEB, foi de 92,15%.
O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, destacou que os números sempre impressionam de forma positiva e isso se deve a um trabalho conjunto realizado pela Administração Municipal. “Esse não é um número para que ninguém se acomode e que, ao contrário, que cada secretário cuide de cada centavo investido para que possamos fazer a diferença ao longo dos próximos anos. Estamos servindo de exemplo para outros municípios do Estado e também do País em razão do investimento e do trabalho em todas as áreas em prol de um crescimento maior de nosso município e em prol da população”.
O vice-prefeito, Adenilso Biasus, destacou que quando assumiram, em 2020 a realidade era bem diferente e que hoje os números demonstram que a “Administração Municipal trabalha de forma profissional, com previsibilidade, planejamento, metas e resultado, demonstrado nos números apresentados e através de uma liderança, quebrando paradigmas e mostrando que é possível fazer diferente, bem como com uma equipe comprometida e eficaz.”