A Polícia Civil em Caibi-SC, após recebimento de denúncia anônima, pela Polícia Civil de Santa Catarina, pelo Sistema Único de Denúncias-SUD, acerca de possível crime de maus tratos contra Lebre Selvagem, praticado no interior do município de Caibi.
O Delegado Lucas Almeida explica que o autor teria divulgado em grupos de Watts App um vídeo e uma fotografia, em que ele mesmo filma o momento em que segura uma lebre, pela orelha, gritando algo como: “grita bebê, berra, berra…, enquanto o animal, indefeso e possivelmente machucado, grita desesperadamente.
A Polícia Civil identificou o homem e realizou diligências apuratórias, bem como a Autoridade Policial representou pela busca e apreensão na casa do autor, a fim de colher elementos para comprovação da materialidade e autoria delitiva.
Após o deferimento das buscas, por parte do Poder Judiciário de Palmitos, os policiais deslocaram até a residência do autor no dia 13/09/2023 e lograram êxito na apreensão da jaqueta, possivelmente utilizada no momento do fato, segundo aparece no vídeo, jaqueta apresentada pelo próprio autor, de 29 anos, que confessou os fatos, prestando interrogatório. Segundo o relato do suspeito, relatando que encontrou o animal, atropelado e realmente gravou o vídeo, não prestando qualquer socorro ao animal silvestre. Foi identificado também o veículo utilizado pelo autor, na ocasião do delito. O autor responderá pelo crime de maus-tratos contra animais.