A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de Chapecó (DIC-Fron), concluiu o Inquérito Policial instaurado para apurar o delito de homicídio consumado em desfavor de JOSUÉ HENRIQUE DA SILVA DE MEDEIROS, de 18 anos de idade, em decorrência de ferimentos produzidos por projéteis de cartucho de munição de arma de fogo, no dia 05 de abril de 2023, por volta das 19h00min, na garagem da residência localizada no Bairro Efapi, nesta Cidade de Chapecó, Estado de Santa Catarina.
De acordo com todo o conjunto indiciário produzido, concluiu-se que a infração penal foi praticada, em concurso, por 04 (quatro) indivíduos – de 20, 22 e ambos com 24 anos de idade –, unidos por liame subjetivo voltado ao mesmo resultado, com relevância causal entre as condutas.
Dois deles, responsáveis por executar a vítima, que estavam de saída temporária do estabelecimento prisional na data da prática do crime, foram recapturados pela Polícia Militar de Chapecó.
No dia 26/05/2023, um revólver de calibre .357 Magnum, da marca TAURUS, com número de série suprimido, foi apreendido na posse de um dos suspeitos (de 25 anos), sendo que, por meio de exame de comparação balística realizado pela Polícia Científica, comprovou-se tratar de uma das armas de fogo utilizadas no crime.
Os autores do crime restarem indiciados pelo delito de homicídio qualificado pela dificuldade ou mesmo fuga por parte da vítima, em atenção ao número plural de executores e à grande quantidade de disparos de arma de fogo efetuados.
O Inquérito Policial, que documenta todas as diligências realizadas pela Polícia Civil, será encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as demais providências cabíveis no âmbito da persecução penal.