A proposta é combater a violência diretamente na causa, promovendo debate e reflexão sobre os estereótipos atribuídos a homens e mulheres.
Apesar das taxas de escolaridade mais altas, as mulheres ainda ocupam menos de 38% dos cargos gerenciais nas empresas e têm uma média salarial quase 30% menor que a dos homens. Já no âmbito doméstico, elas trabalham quase oito horas a mais que eles por semana. Os dados, divulgados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são exemplos de como os estereótipos são capazes de se transformar em desigualdades sociais. Com a finalidade de conscientizar a população e promover uma mudança nesse cenário, o Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVIM) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lança a campanha institucional “PODE SIM!”. De cunho pedagógico e voltada ao público jovem, a campanha pretende provocar reflexão e debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres, chamando atenção para a necessidade de quebra de estereótipos e de preconceitos. Apoiadas em dados e estatísticas, as peças da campanha demonstram que essas convenções não refletem a realidade – a mulher pode sim se vestir como quiser e o homem pode sim demonstrar suas emoções, por exemplo. A campanha também visa combater a violência de gênero, visto que a desigualdade é uma das principais origens destas ações. Nesse sentido, as peças buscam incentivar o respeito ao próximo e auxiliar na quebra do ciclo da violência ao modificar os padrões socioculturais que reforçam a inferioridade ou superioridade de homens ou de mulheres. Vale relembrar que, apesar de elas serem a maioria das vítimas, a expressão “violência de gênero” não é sinônimo de violência contra as mulheres, abarcando também homens que sofrem violências por não se encaixarem nos papéis socialmente impostos.
MPSC