A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Abelardo Luz, informa que na tarde desta quarta-feira (27) foi proferida sentença condenatória resultante de operação policial deflagrada em março de 2023 em repressão ao crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico em Abelardo Luz.
A ação policial foi coordenada pelo Delegado Dr. Wesley Costa e teve por objetivo desmantelar uma associação criminosa que praticava o crime de tráfico de drogas e que atuava fortemente no município de Abelardo Luz. Na época, foram apreendidas significativa quantidade de entorpecentes, além de materiais utilizados para fracionar e embalar a droga, telefones celulares e dinheiro, sendo empenhado grande efetivo de policiais civis de toda a Delegacia Regional de Polícia de Xanxerê na operação.
Os autores foram sentenciados no dia 22 de setembro do corrente ano a penas que, juntas, somam mais de 47 anos de reclusão. O resultado é reflexo da investigação realizada pela Polícia Civil, com elementos angariados antes e depois da deflagração da operação policial que comprovaram as ações criminosas e associações entre os condenados, em um trabalho integrado com o Ministério Público e Poder Judiciário.
A maioria dos investigados foram condenados a penas de 10 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão e continuam presos desde a operação, sendo que só um dos investigados foi condenado a pena de 8 anos de reclusão e foi colocado em liberdade até exame de eventuais recursos.