Já não é de hoje que os xanxerenses precisam ficar mais atentos com a malandragem, seja ela na aplicação de golpes, furtos e até roubos. Nas últimas semanas, crimes mais complexos têm dado o ar de sua graça por aqui, o que acende o alerta.
Uma família do Bairro São Jorge, passou momentos de terror, ao ter a casa invadida por bandidos por volta das 19h. Quem acompanhou o relato de uma das vítimas, não teve como não se colocar no lugar dela, e sentir a aflição das cenas que passou. Na frente de uma das filhas, o casal foi amarrado, espancado e teve dinheiro e veículo levado. A polícia foi ágil e conseguiu deter os bandidos.
Nesta semana, uma mulher foi surpreendida ao chegar em casa, em plena Avenida La Salle. Ela também foi amarrada e teve a sorte do bandido não levar nada, mas o susto foi grande.
Os fatos não querem dizer que nossa polícia não é eficiente ou que as pessoas não estejam se cuidando a contento, e sim, que nossa cidade já faz tempo, deixou de ser pacata e isso atrai olhares escusos.
Hoje, a segurança precisa ser mais que redobrada, não tem como não duvidar de algo suspeito, como não colocar alarme, videomonitoramento, pois não vivemos mais tão no interior.
A cidade precisa ser bem equipada para prender os meliantes a tempo, para atender as pessoas e principalmente oferecer mecanismos para que as próprias famílias se defendam.
Temos um projeto chamado Rede de Vizinhos que é muito pertinente e vale ser estendido e aplicado em todos os bairros. Precisamos de mais câmeras de monitoramento e mais divulgação de que aqui “bandido é vigiado”. Não que isso garanta a eficácia, mas pode inibir alguma tentativa de amadores ou profissionais.
Precisamos cuidar mais da segurança das nossas casas, famílias e da nossa cidade.