Hoje quero falar com você, que passou por um trauma psicológico, e que até o momento não conseguiu lidar com o que houve. Um trauma psicológico ocorre quando um evento deixa feridas na memória e até no conceito de identidade de uma pessoa. Esse episódio transforma a vida do indivíduo e, na maioria das vezes, essa pessoa não consegue lidar com o que ocorreu.
O indivíduo pode sentir diversas emoções logo após o acontecimento, como por exemplo, o sentimento de culpa e vergonha, e carregar para o resto dos seus dias se não for realizado um tratamento adequado. Mas o que você fez com esse e os demais traumas que viveu? Você os colocou debaixo do tapete? Fingiu que nada aconteceu? Até acredita que foi responsável? Essa é a historinha que você vem contando para a sua mente, não é?
Eu sei que para algumas ou até a maioria das pessoas é muito doloroso lidar com uma situação que marcou a sua história, principalmente se foi algo que ocorreu na infância. E ao falar em trauma psicológico, não podemos tapar os nossos olhos para o abuso sexual. Sim, ele existe e é mais comum do que você possa imaginar. Quantas mulheres e homens carregam consigo as memórias desse fato e que vêm torturando-os diariamente por medo de serem julgados pela sociedade, sabendo que foram vítimas, sim, vítimas.
O trauma gerado pelo abuso sexual é enorme, imenso, doloroso, é algo que a vítima carrega consigo todos os dias da sua vida e se não for ressignificado, toda a dor, a raiva, a culpa pode se transformar em uma ou várias doenças físicas ou até mesmo um transtorno psicológico. Não só isso, mas também interferir em todas as formas de relacionamentos.
Se você está lendo este texto e passou por isso e talvez nunca tenha contado a alguém, quero lhe dizer, que você foi uma vítima e que não precisa carregar essa dor sozinha. Que a sua vida pode ser diferente, que essa dor pode ser ressignificada e se libertar da culpa e da vergonha. E assim, poderá ter uma vida mais feliz e plena.
E eu posso auxiliar você nesse processo de cura e autoconhecimento. Agende a sua sessão.
Denise Panisson
Psicóloga Clínica e Orientadora Parental
Atendimento on-line e presencial
CRP 12/22432
Contato (49) 99809-3303