Ferragem Xanxerê 216950
02/02/2023 às 19:29
Visualizações: 9801

O Psicólogo e a terapia: uma viagem rumo ao autoconhecimento

Momento Despertar
Por: Flavio Carvalho

Eu poderia escrever inúmeras páginas para explicar o que é ser psicólogo e o que é fazer terapia, mas esse não é meu objetivo maior no momento. Meu objetivo é que você perceba o quão maravilhoso é passar pelo processo de cura e autoconhecimento. Em poucas palavras, ser psicólogo é conduzir o paciente a uma viagem pelo interior da mente, do corpo e da alma. O processo terapêutico tem como objetivo te levar para uma viagem de autoconhecimento e descobrir a sua melhor versão. Quem realmente você é? Do que você gosta? Do que você não gosta? Alguma vez você já parou e respondeu a essas perguntas? Acredito que não…

Vou te levar para uma viagem. Essa viagem, eu chamo de Despertar. Imagine que o seu destino seja ir à praia (busca pela cura e autoconhecimento), lugar que você conhecerá pela primeira vez. Nessa viagem, pode ocorrer alguns imprevistos, como por exemplo, atrasar o horário da partida, estragar o seu meio de transporte, passar mal durante o trajeto (são as máscaras que serão retiradas da sua face, dores e traumas ressignificados, os medos e as inseguranças que tanto de atormentam serão enfrentados…).

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Após um longo tempo na estrada (processo terapêutico), você finalmente chega no destino tão esperado (o momento do despertar, do autoconhecimento, que você descobre quem é de verdade). Quando você visualiza a imensidão do mar, seus olhos brilham, seu coração acelera, você sente uma felicidade imensa que não consegue descrever e sai correndo ao encontro do mar, pisando em cada infinito grãozinho de areia, sentindo a brisa fresca batendo em seu rosto, o sol iluminando sua pele e, então, percebe que nada e nem ninguém poderá te impedir de pular na água.

Essa é a analogia perfeita para que você, leitor, compreenda o que é fazer terapia e a importância dela na sua vida. Compreender que o processo nem sempre será linear e encontrará desafios pela estrada que farão você refletir e conhecer uma nova versão de si mesmo. Tirar as máscaras, as quais usamos para agradar a todos, para nos sentirmos aceitos, seja na família, com os amigos e assim vamos nos anulando, deixando-nos de lado, no último lugar da fila. Vai doer no início? Sim. Mas a recompensa de ver a praia é muito maior.

Até quando você vai viver a vida do outro e deixar a sua felicidade de lado?

 

Denise Panisson
Psicóloga Clínica e Orientadora Parental
CRP 12/22432
Contato (49) 99809-3303

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br