No dia 31 de Maio de 1930, nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, um dos grandes nomes do cinema, o ator, diretor e produtor Clinton “Clint” Eastwood Jr. Inicialmente, Eastwood ficou conhecido pelos seus filmes de ação, como o “cara durão”, em especial as produções de “bang-bang à italiana”. Após sua estreia no cinema no final dos anos 50, a fama mundial veio na década seguinte, quando Eastwood interpretou o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone: Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966). Os filmes fizeram grande sucesso, em especial o último deles. Eastwood também obteve reconhecimento como o inspetor ‘Dirty’ Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980. No início dos anos 90, ele dirigiu e estrelou seu último filme de “velho oeste”, Os Imperdoáveis, onde interpretou um pistoleiro aposentado. A obra foi um grande sucesso de público e também faturou quatro estatuetas do Oscar, entre elas as de melhor filme e melhor diretor. Ao longo de sua carreira, Eastwood acumula mais de 70 filmes, como ator, diretor ou produtor. Na direção de filmes, tem também conquistado muito sucesso. Ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, com “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”. Em 1995, foi homenageado com o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à carreira no cinema. Eastwood também já esteve no meio político. Republicano, ele foi eleito prefeito de Carmel-by-the-Sea, na Califórnia, cargo que exerceu entre 1986 até 1988. Casado duas vezes, Eastwood teve sete filhos com cinco mulheres diferentes. Ele também possui um campo de golfe e é conhecido por ser um grande fã de jazz.
1556 – Morre Santo Inácio de Loyola.
1809 – Morre o compositor austríaco Franz Joseph Haydn.
1957 – O Reino Unido detona sua segunda bomba de hidrogênio numa série de testes no Pacífico central.
1959 – África do Sul confina por cinco anos o presidente do Congresso Nacional Africano, Albert Luthuli, em sua fazenda em Natal.
1961 – A União Sul-Africana torna-se uma república independente e abandona a Comunidade Britânica.
1971 – A Índia pede ajuda internacional para combater um surto de cólera registrado entre refugiados da guerra civil em Bangladesh.
1978 – A DOPS entrega o nazista Gustav Franz Wagner à Polícia Federal para posterior extradição, pedida por Alemanha, Polônia e Israel..
1979 – A OTAN aceita a primeira versão do tratado sobre limitação das armas estratégicas SALT-2, negociado por representantes dos EUA e da URSS.
1982 – Belisario Betancur é eleito presidente da Colômbia.
1990 – Os presidentes George Bush, dos EUA, e Mikhail Gorbatchev, da URSS, iniciam em Washington sua segunda reunião de cúpula.
1997 – O imperador Akihito do Japão e a imperatriz Michiko iniciam uma visita de dez dias ao Brasil.
1999 – A organização Greenpeace lança campanha de defesa da Amazônia.
2001 – O Exército e o Ministério Público intervêm para acabar com a greve de policiais militares, no Tocantins, que já durava doze dias.
2004 – O Exército brasileiro assume o comando da força de paz da ONU no Haiti e contribui com a maior parte de seu contingente.