Aurélio Miguel é Ouro!
O judoca brasileiro Aurélio Miguel conquista, no dia 30 de setembro de 1988, a medalha de ouro na categoria meio-pesado, ao derrotar o alemão Mark Meilling na final dos Jogos Olímpicos de Seul, na Coréia do Sul. Naquele mesmo ano, ele havia conquistado três medalhas de ouro no Circuito Europeu de Judô.
Ainda
1765 – Nasce José Maria Morelos, um dos fundadores da República de México.
1769 – Nasce Jerônimo Merino, religioso espanhol, guerrilheiro da Guerra da Independência.
1846 – A anestesia é aplicada, pela primeira vez no mundo, para a extração de um dente molar, por seu descobridor Thomas Morton.
1906 – Um governo provisório norte-americano presidido pelo general Taft é formado em Cuba, dando fim à República Cubana.
1915 – Em Nova York, ocorre a primeira transmissão de rádio.
1921 – A França levanta as sanções econômicas contra a Alemanha.
1921 – Nasce Deborah Kerr, atriz britânica.
1924 – Nasce Truman Capote, escritor norte-americano.
1929 – Um avião da companhia alemã Opel AG que utiliza um motor de foguete levanta vôo, pela primeira vez, pilotado por Fritz von Opel.
1937 – O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento forjado citava uma conspiração comunista para tomar o poder.
1942 – A Argentina rompe suas relações diplomáticas com a Alemanha.
1944 – II Guerra Mundial: 700 civis são executados em Marzabotto (Itália) pelas forças de ocupação alemã.
1947 – Os principais partidos comunistas da Europa concordam na criação de um Comitê Internacional de Informação (Kominform) para fixar a estratégia comunista.
1950 – O general norte-americano Douglas MacArthur pede a capitulação da Coréia do Norte.
1957 – O ator James Dean, de 24 anos, morre em um acidente de automóvel.
1974 – O general chileno Carlos Prats e sua esposa morrem em Buenos Aires (Argentina), onde viviam exilados por sua oposição ao regime de Pinochet.
1976 – A Petrobras e a British Petroleum assinam um contrato de risco para a exploração de petróleo na bacia de Santos, no Brasil.
1984 – Termina a construção da segunda ferrovia transiberiana de 3.102 quilômetros, após dez anos de trabalhos.
1988 – O judoca Aurélio Miguel ganha a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, na Coréia do Sul.
1990 – URSS e Israel fazem um acordo para restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países, cortadas em 1967 devido à Guerra dos Seis Dias.
1991 – O Haiti sofre um Golpe Militar comandado pelo general Raúl Cedrás, tirando do poder o presidente Jean Bertrand Aristide.
1992 – O MPLA ganha as eleições na presença de observadores internacionais, que as reconhecem como legítimas. José Eduardo dos Santos é confirmado como presidente, com 49,5% dos votos. Jonas Savimbi, líder da Unita, não aceita o resultado e reinicia a guerra civil. Os combates devastam o país, com a destruição de estradas e da produção agrícola, gerando uma legião de mutilados pelas minas.
1996 – O Talibã, que controlava 90% do território do Afeganistão, proibe as mulheres de freqüentar a escola e exige que os homens deixemm a barba crescer, como manda o Alcorão, o livro sagrado do islamismo.
1999 – O escritor alemão Gunter Grass ganha o Prêmio Nobel de Literatura.
2000 – O filme mexicano A perdição dos homens é o vencedor do Festival de Cinema de São Sebastião.